O regime de verdade das redes sociais on-line: pós-verdade e desinformação nas eleições presidenciais de 2018
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1027 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar as notícias falsas veiculadas nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Sendo assim, a dissertação define e contextualiza a atual era da pós-verdade. Explica o conceito de verdade a partir da acepção foucaltiana, e teoriza sobre as distintas abordagens da pós-verdade, que visam entender os fatores que ocasionaram a indiferença aos fatos objetivos pela preferência aos apelos emocionais e as crenças pessoais. Esclarece os motivos que originaram as avalanches de notícias falsas nas redes sociais. Descreve e exemplifica os elementos e as fases que consolidam a desordem informacional, fomentadas pelas notícias falsas. Analisa alguns conteúdos políticos enganosos, a partir de uma tentativa metodológica baseada no relatório europeu Information Disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making, com a finalidade de compreender o fenômeno da desinformação, assim como realiza a análise crítica do discurso, segundo Fairclough (2001), com o intuito de esquadrinhar as relações existentes entre o conteúdo do discurso e os aspectos exteriores. Examina o comportamento dos intérpretes por meio de uma mensagem enganosa divulgada no Facebook, destrinchando suas distintas formas de engajamento e alcance. Discute a importância do resgate do regime de verdade do jornalismo com base na acepção foucaultiana, de modo a destacar como se instituem os mecanismos, os protocolos e as sanções que buscam garantir a “verdade” do campo jornalístico. Também aborda a história e os novos nichos profissionais de fact-checking no enfrentamento à circulação de notícias falsas. Apresenta os resultados dos dados coletados do questionário survey aplicado aos usuários do Facebook para apurar e entender o comportamento informacional dos usuários. Por fim, a pesquisa ressalta a relevância na continuidade dos estudos em maior profundidade, pois esta dissertação se configura como uma tentativa de entendimento a um fenômeno complexo, que é a desinformação. |
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2019-08-20T18:35:08Z2019-08-202019-08-20T18:35:08Z2019-05-30http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1027A presente pesquisa tem por objetivo analisar as notícias falsas veiculadas nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Sendo assim, a dissertação define e contextualiza a atual era da pós-verdade. Explica o conceito de verdade a partir da acepção foucaltiana, e teoriza sobre as distintas abordagens da pós-verdade, que visam entender os fatores que ocasionaram a indiferença aos fatos objetivos pela preferência aos apelos emocionais e as crenças pessoais. Esclarece os motivos que originaram as avalanches de notícias falsas nas redes sociais. Descreve e exemplifica os elementos e as fases que consolidam a desordem informacional, fomentadas pelas notícias falsas. Analisa alguns conteúdos políticos enganosos, a partir de uma tentativa metodológica baseada no relatório europeu Information Disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making, com a finalidade de compreender o fenômeno da desinformação, assim como realiza a análise crítica do discurso, segundo Fairclough (2001), com o intuito de esquadrinhar as relações existentes entre o conteúdo do discurso e os aspectos exteriores. Examina o comportamento dos intérpretes por meio de uma mensagem enganosa divulgada no Facebook, destrinchando suas distintas formas de engajamento e alcance. Discute a importância do resgate do regime de verdade do jornalismo com base na acepção foucaultiana, de modo a destacar como se instituem os mecanismos, os protocolos e as sanções que buscam garantir a “verdade” do campo jornalístico. Também aborda a história e os novos nichos profissionais de fact-checking no enfrentamento à circulação de notícias falsas. Apresenta os resultados dos dados coletados do questionário survey aplicado aos usuários do Facebook para apurar e entender o comportamento informacional dos usuários. Por fim, a pesquisa ressalta a relevância na continuidade dos estudos em maior profundidade, pois esta dissertação se configura como uma tentativa de entendimento a um fenômeno complexo, que é a desinformação.The present research aims at analyzing the false news stories conveyed in the Brazilian presidential elections of 2018. Thus, the dissertation defines and contextualizes the current post-truth era. It explains the concept of truth from Foucault's point of view, and theorizes about the different post-truth approaches, which aim to understand the factors that led to indifference to objective facts by preference for emotional appeals and personal beliefs. Clarifies the reasons that led to the avalanches of fake news on social networks. It describes and exemplifies the elements and the phases that consolidate the informational disorder, fomented by the fake news. It analyzes some misleading political contents, based on a methodological attempt based on the European Report Information Disorder: towards an interdisciplinary framework for research and policy making, with the purpose of understanding the phenomenon of disinformation, as well as performing the critical analysis of the speech, according to Fairclough (2001), in order to search the relations between the content of the discourse and the external aspects. It examines the behavior of the interpreters through a misleading message posted on Facebook, unraveling their distinct forms of engagement and reach. It discusses the importance of the rescue of the truth regime of journalism based on the Foucaultian meaning, in order to highlight how mechanisms, protocols and sanctions are established that seek to guarantee the "truth" of the journalistic field. It also addresses the history and the new professional fact-checking niches in coping with the circulation of fake news. It presents the results of the data collected from the survey questionnaire applied to Facebook users to ascertain and understand the informational behavior of the users. Finally, the research highlights the relevance of the continuity of studies in greater depth, because this dissertation is an attempt to understand a complex phenomenon, which is disinformation.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2019-08-20T18:35:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernanda de Barros da Silva_Mestrado_2019.pdf: 7514498 bytes, checksum: b30ac64854d9a2418c7e6d26b107ce91 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-20T18:35:08Z (GMT). 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