O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Armando Carvalho
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
Resumo: Estudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campo
id IBICT_8cc1770debd3e151a94ecd67772579e9
oai_identifier_str oai:ridi.ibict.br:123456789/729
network_acronym_str IBICT
network_name_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
repository_id_str 2404
spelling 2015-10-19T11:50:14Z2008-03-042015-10-19T11:50:14Z1998-01-30PEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998.http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729Made available in DSpace on 2015-10-19T11:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pereira1998.pdf: 234238 bytes, checksum: 284455c8d57ed6350a1b5d5cc966258a (MD5) Previous issue date: 1998-01-30Estudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFRJ/ECO - IBICTBRCiência da InformaçãoTransferência de informaçãoEstudoEnsinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOO processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFreire, Isa Mariahttp://lattes.cnpq.br/8430720903326399Figueiredo, Nice Menezes deAraújo, Vania Maria Rodrigues Hermes dehttp://lattes.cnpq.br/9336386771650398Pereira, Armando Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALpereira1998.pdfapplication/pdf234238http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/729/1/pereira1998.pdf284455c8d57ed6350a1b5d5cc966258aMD51TEXTpereira1998.pdf.txtpereira1998.pdf.txtExtracted texttext/plain66876http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/729/2/pereira1998.pdf.txtec6e27685a30815e9b776b00a1a7c5c8MD52123456789/7292016-06-22 16:13:37.588oai:ridi.ibict.br:123456789/729Repositório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042016-06-22T19:13:37Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
title O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
spellingShingle O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
Pereira, Armando Carvalho
Transferência de informação
Estudo
Ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
title_short O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
title_full O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
title_fullStr O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
title_full_unstemmed O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
title_sort O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação
author Pereira, Armando Carvalho
author_facet Pereira, Armando Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Isa Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8430720903326399
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Figueiredo, Nice Menezes de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9336386771650398
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Armando Carvalho
contributor_str_mv Freire, Isa Maria
Figueiredo, Nice Menezes de
Araújo, Vania Maria Rodrigues Hermes de
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de informação
Estudo
Ensino
topic Transferência de informação
Estudo
Ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description Estudo exploratório do processo de atualização do professor de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O professor é abordado na perspectiva da transferência da informação para um usuário que dela necessita, na sociedade. Por sua vez, enquanto estoque de informação, o professor necessita atualizar seu estoque de conhecimento sobre sua área de atuação. As questões principais, neste estudo, são onde e como o professor atualiza seu estoque de conhecimento. Foram consultados, mediante entrevista com roteiro estruturado, 27 professores em 10 escolas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que o professor reconhece sua necessidade de atualização mas é um usuário tradicional, que usa muito bibliotecas particulares e muito pouco a Internet. Por um lado, os professores da amostra podem ser definidos como "nãousuários", que desconhece os serviços formais de informação; por outro, como um usuário de fontes não-científicas, especialmente jornais e revistas informativos de circulação nacional. As formas de atualização profissional sugeridas como "mais adequadas", entretanto, reforçam o aspecto "não-usuário" dos professores consultados na pesquisa de campo
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-01-30
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-04
2015-10-19T11:50:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-19T11:50:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
identifier_str_mv PEREIRA, Armando Carvalho. O processo de atualização técnico-científica do professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: um estudo exploratório na área de transferência da informação. 1998. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 1998.
url http://ridi.ibict.br/handle/123456789/729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ/ECO - IBICT
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Institucional do IBICT - RIDI
collection Repositório Institucional do IBICT - RIDI
bitstream.url.fl_str_mv http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/729/1/pereira1998.pdf
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/729/2/pereira1998.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 284455c8d57ed6350a1b5d5cc966258a
ec6e27685a30815e9b776b00a1a7c5c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv rd@ibict.br
_version_ 1797055771075149824