Usos do Big Data em campanhas eleitorais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849 |
Resumo: | Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores. |
id |
IBICT_b18d611533a208fa6e32c881520547b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ridi.ibict.br:123456789/849 |
network_acronym_str |
IBICT |
network_name_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
repository_id_str |
2404 |
spelling |
2016-07-05T19:51:23Z2016-07-052016-07-05T19:51:23Z2015-08-07http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores.This thesis focuses on the uses that contemporary election campaigns have made of big data, from datificação of information phenomenon and adoption of new practices to achievement of voters derived therefrom. The work begins discussing the information and technology from the Informational Society (Castells).Features then the datificação phenomenon from the availability and use of digital social media and mobile devices. Conceptualizes and features the big data from different theoretical and practical dimensions, presenting the big data impacts on surveillance, monitoring and use of personal information of digital social media environments. Discusses the features of the current election campaigns and the concepts of electoral marketing. Presents election campaigns centered on data, illustrating the example of the American election campaign of Barack Obama 2012. In empirical research investigates how data Brazilian companies work with big data in election campaigns. Search different views of experts on the subject. It is observed directly a Brazilian election campaign in the 2014 election that focuses its strategies on the use of big data. It is considered the big data as a little-used process, but with great expectations, contributing to the targeted and microsegmentadas actions of communication between candidates and voters.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-07-05T19:51:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf: 4250615 bytes, checksum: 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T19:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf: 4250615 bytes, checksum: 15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIBICT/UFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOBig DataCampanhas EleitoraisDatificaçãoSociedade InformacionalInformaçãoElectoral campaignsDatificacionInformational societyInformationUsos do Big Data em campanhas eleitoraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAlbagli, Saritahttp://lattes.cnpq.br/8946328562221916Schneider, Marco André Feldmanhttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410Veiga, Luciana Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6225554673074879Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Linshttp://lattes.cnpq.br/1769678534430582http://lattes.cnpq.br/8008779234530321Antoniutti, Cleide Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdfTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdfapplication/pdf4250615http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/1/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf.txtTESE DOUTORADO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - 2015 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI - IBICT-ECO-UFRJ (1).pdf.txtExtracted texttext/plain684229http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/6/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf.txtd9c798cfa5d38b253fd7851da0628cc5MD56123456789/8492016-07-07 03:00:18.662oai:ridi.ibict.br: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ório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042016-07-07T06:00:18Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
title |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
spellingShingle |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais Antoniutti, Cleide Luciane CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Big Data Campanhas Eleitorais Datificação Sociedade Informacional Informação Electoral campaigns Datificacion Informational society Information |
title_short |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
title_full |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
title_fullStr |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
title_full_unstemmed |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
title_sort |
Usos do Big Data em campanhas eleitorais |
author |
Antoniutti, Cleide Luciane |
author_facet |
Antoniutti, Cleide Luciane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albagli, Sarita |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8946328562221916 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schneider, Marco André Feldman |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6589062304969432 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3565629573688410 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Veiga, Luciana Fernandes |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6225554673074879 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1769678534430582 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8008779234530321 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antoniutti, Cleide Luciane |
contributor_str_mv |
Albagli, Sarita Schneider, Marco André Feldman Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra Veiga, Luciana Fernandes Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Big Data Campanhas Eleitorais Datificação Sociedade Informacional Informação Electoral campaigns Datificacion Informational society Information |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Campanhas Eleitorais Datificação Sociedade Informacional Informação Electoral campaigns Datificacion Informational society Information |
description |
Esta tese tem como foco os usos que campanhas eleitorais contemporâneas têm feito do big data, a partir do fenômeno da datificação da informação e da adoção de novas práticas para conquista de eleitores daí derivadas. O trabalho inicia-se discutindo a informação e a tecnologia a partir da Sociedade Informacional (Castells). Caracteriza em seguida o fenômeno da datificação a partir da disponibilidade e dos usos das mídias sociais digitais e dos dispositivos móveis. Conceitua e caracteriza o big data a partir de diferentes dimensões teóricas e práticas, apresentando os impactos do big data na vigilância, monitoramento e uso de informações pessoais de ambientes de mídias sociais digitais. Discute as características das campanhas eleitorais atuais e os conceitos de marketing eleitoral. Apresenta campanhas eleitorais centradas em dados, ilustrando com o exemplo da campanha eleitoral americana de Barack Obama de 2012. Na pesquisa empírica, investiga como empresas de dados brasileiras trabalham com o big data em campanhas eleitorais. Busca diferentes visões de especialistas sobre a temática. Observa-se diretamente uma campanha eleitoral brasileira no pleito de 2014, que foca suas estratégias no uso do big data. Considera-se o big data como um processo pouco usado, mas com grandes expectativas, contribuindo para as ações direcionadas e microsegmentadas de comunicação entre candidato e eleitores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-05T19:51:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-05 2016-07-05T19:51:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849 |
url |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IBICT/UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
collection |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/1/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/2/license_url http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/3/license_text http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/4/license_rdf http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/5/license.txt http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/849/6/TESE+DOUTORADO+CI%C3%8ANCIA+DA+INFORMA%C3%87%C3%83O+-+2015+-+CLEIDE+LUCIANE+ANTONIUTTI+-+IBICT-ECO-UFRJ+%281%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15d67eba953ab4abafcf6b01136a4710 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d9c798cfa5d38b253fd7851da0628cc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
rd@ibict.br |
_version_ |
1801662288018538496 |