Metadados para tratamento de imagens médicas como objeto de ensino e aprendizagem com fins de reuso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botão, Antonio Victor Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IBICT - RIDI
Texto Completo: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1086
Resumo: Aborda a questão do uso de imagens no ensino da medicina e o reuso do material imagético como recurso didático, o que exige a adoção de um conjunto de metadados adequados. A pesquisa advém de estudo anterior sobre imagens, sua representação e recuperação em sistemas de informação e aprimora-se no tocante ao estudo dos esquemas de metadados descritores de imagens, de imagens médicas e de objetos de aprendizagem. Objetiva o levantamento, descrição e comparação de padrões de metadados para propor um esquema que potencialize a adequação e utilize metadados no ensino da medicina, combinando as categorias imagéticas e educacionais. Metodologicamente realizou-se um estudo exploratório de cunho teórico e qualitativo por meio do levantamento das universidades públicas brasileiras que tem cursos de medicina e utilizam bancos de dados de imagens com fins didáticos e posteriormente deu-se a identificação, descrição e comparação entre os conjuntos de metadados que descrevem imagens e objetos de aprendizagem. Como resultado, obteve-se a criação de um de conjunto de metadados capaz de reunir todas as qualidades funcionais das imagens e da didática para aproveitamento no ensino da medicina. Conclui-se que a falta de um padrão de metadados oficial para o tratamento de imagens médicas e sua adequação ao ensino da medicina, deixa o país carente de recursos tecnológicos e didáticos para a otimização da formação dos profissionais médicos.
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spelling 2020-08-11T21:34:21Z2020-08-112020-08-11T21:34:21Z2019-10-30http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1086Aborda a questão do uso de imagens no ensino da medicina e o reuso do material imagético como recurso didático, o que exige a adoção de um conjunto de metadados adequados. A pesquisa advém de estudo anterior sobre imagens, sua representação e recuperação em sistemas de informação e aprimora-se no tocante ao estudo dos esquemas de metadados descritores de imagens, de imagens médicas e de objetos de aprendizagem. Objetiva o levantamento, descrição e comparação de padrões de metadados para propor um esquema que potencialize a adequação e utilize metadados no ensino da medicina, combinando as categorias imagéticas e educacionais. Metodologicamente realizou-se um estudo exploratório de cunho teórico e qualitativo por meio do levantamento das universidades públicas brasileiras que tem cursos de medicina e utilizam bancos de dados de imagens com fins didáticos e posteriormente deu-se a identificação, descrição e comparação entre os conjuntos de metadados que descrevem imagens e objetos de aprendizagem. Como resultado, obteve-se a criação de um de conjunto de metadados capaz de reunir todas as qualidades funcionais das imagens e da didática para aproveitamento no ensino da medicina. Conclui-se que a falta de um padrão de metadados oficial para o tratamento de imagens médicas e sua adequação ao ensino da medicina, deixa o país carente de recursos tecnológicos e didáticos para a otimização da formação dos profissionais médicos.It addresses the issue of the use of images in medical education and the reuse of imagery material as a didactic resource, which requires the adoption of a set of appropriate metadata. The research comes from a previous study on images, their representation and retrieval in information systems and improves with respect to the study of metadata schemes that describe images, medical images and learning objects. It aims to survey, describe and compare metadata standards to propose a scheme that enhances suitability and uses metadata in medical education, combining the imagery and educational categories. Methodologically, an exploratory study of a theoretical and qualitative nature was carried out by surveying Brazilian public universities that have medical courses and use image databases for educational purposes, and subsequently the identification, description and comparison between the sets of metadata describing images and learning objects. As a result, it was possible to create a set of metadata capable of bringing together all the functional qualities of images and didactics to be used in the teaching of medicine. It is concluded that the lack of an official metadata standard for the treatment of medical images and their suitability for medical education, leaves the country in need of technological and didactic resources to optimize the training of medical professionals.Submitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-08-11T21:34:20Z No. of bitstreams: 1 BOTÃO - TESE - OUTUBRO 2019 - revisada e formatada em 28-04-2020.pdf: 1701979 bytes, checksum: 81369acdf3b1cb858d1dd603a6e3f963 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T21:34:21Z (GMT). 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