Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Carla Caroline Valença de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa,Joselito Nunes, Souza,Thiago Sampaio de, Martinez,Priscila, Costa Neto,Antônio Oliveira, Anunciação,Antônio Vicente Magnavita, Almeida,Maria das Graças Ávila Ribeiro, Araújo,Byanca Ribeiro, Pinheiro,Raymundo Rizaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572013000300005
Resumo: Este trabalho teve como finalidade verificar a prevalência sorológica da lentivirose caprina (LVC) na microrregião de Juazeiro, na Bahia, por meio da técnica de imunodifusão em gel de agar (IDGA), bem como caracterizar os sistemas de criação da região. Para tal, foram avaliadas 693 amostras de soros sanguíneos de caprinos de 46 propriedades rurais em diferentes localidades, pertencentes aos 8 municípios formadores da microrregião (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho). Na realização das visitas, aplicou-se um questionário com ênfase nas informações referentes ao manejo sanitário. Das propriedades visitadas, todas apresentavam sistema de criação extensivo, com predomínio de animais sem raça definida, baixa produtividade e baixo índice de tecnificação, visando principalmente à obtenção de carne. As principais enfermidades relatadas foram linfadenite caseosa, diarreias, ectoparasitoses e ceratoconjuntivite. Quanto à soroprevalência, 0,29% (2/693) das amostras apresentaram sorologia positiva para a LVC. Os animais positivos pertenciam à mesma propriedade, no município de Curaçá, que apresentou 12,5% (1/8) de propriedades positivas, contrastando com 2,17% (1/46) de soroprevalência total dos rebanhos visitados. Estes resultados sugerem, portanto, a necessidade da efetivação de medidas preventivas na região, principalmente no momento em que se verifica a importação de animais para melhoramento genético.
id IBIO-1_7d0100e3c2fc622922057551e71dbe59
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572013000300005
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)prevalênciaCAEVLVPRIDGAcaprinoculturaEste trabalho teve como finalidade verificar a prevalência sorológica da lentivirose caprina (LVC) na microrregião de Juazeiro, na Bahia, por meio da técnica de imunodifusão em gel de agar (IDGA), bem como caracterizar os sistemas de criação da região. Para tal, foram avaliadas 693 amostras de soros sanguíneos de caprinos de 46 propriedades rurais em diferentes localidades, pertencentes aos 8 municípios formadores da microrregião (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho). Na realização das visitas, aplicou-se um questionário com ênfase nas informações referentes ao manejo sanitário. Das propriedades visitadas, todas apresentavam sistema de criação extensivo, com predomínio de animais sem raça definida, baixa produtividade e baixo índice de tecnificação, visando principalmente à obtenção de carne. As principais enfermidades relatadas foram linfadenite caseosa, diarreias, ectoparasitoses e ceratoconjuntivite. Quanto à soroprevalência, 0,29% (2/693) das amostras apresentaram sorologia positiva para a LVC. Os animais positivos pertenciam à mesma propriedade, no município de Curaçá, que apresentou 12,5% (1/8) de propriedades positivas, contrastando com 2,17% (1/46) de soroprevalência total dos rebanhos visitados. Estes resultados sugerem, portanto, a necessidade da efetivação de medidas preventivas na região, principalmente no momento em que se verifica a importação de animais para melhoramento genético.Instituto Biológico2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572013000300005Arquivos do Instituto Biológico v.80 n.3 2013reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/S1808-16572013000300005info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Carla Caroline Valença deCosta,Joselito NunesSouza,Thiago Sampaio deMartinez,PriscilaCosta Neto,Antônio OliveiraAnunciação,Antônio Vicente MagnavitaAlmeida,Maria das Graças Ávila RibeiroAraújo,Byanca RibeiroPinheiro,Raymundo Rizaldopor2016-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572013000300005Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2016-08-12T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
title Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
spellingShingle Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
Lima,Carla Caroline Valença de
prevalência
CAEV
LVPR
IDGA
caprinocultura
title_short Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
title_full Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
title_fullStr Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
title_full_unstemmed Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
title_sort Inquérito soroepidemiológico do lentivírus caprino e perfil das criações de caprinos na região do Baixo Médio São Francisco (BA)
author Lima,Carla Caroline Valença de
author_facet Lima,Carla Caroline Valença de
Costa,Joselito Nunes
Souza,Thiago Sampaio de
Martinez,Priscila
Costa Neto,Antônio Oliveira
Anunciação,Antônio Vicente Magnavita
Almeida,Maria das Graças Ávila Ribeiro
Araújo,Byanca Ribeiro
Pinheiro,Raymundo Rizaldo
author_role author
author2 Costa,Joselito Nunes
Souza,Thiago Sampaio de
Martinez,Priscila
Costa Neto,Antônio Oliveira
Anunciação,Antônio Vicente Magnavita
Almeida,Maria das Graças Ávila Ribeiro
Araújo,Byanca Ribeiro
Pinheiro,Raymundo Rizaldo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Carla Caroline Valença de
Costa,Joselito Nunes
Souza,Thiago Sampaio de
Martinez,Priscila
Costa Neto,Antônio Oliveira
Anunciação,Antônio Vicente Magnavita
Almeida,Maria das Graças Ávila Ribeiro
Araújo,Byanca Ribeiro
Pinheiro,Raymundo Rizaldo
dc.subject.por.fl_str_mv prevalência
CAEV
LVPR
IDGA
caprinocultura
topic prevalência
CAEV
LVPR
IDGA
caprinocultura
description Este trabalho teve como finalidade verificar a prevalência sorológica da lentivirose caprina (LVC) na microrregião de Juazeiro, na Bahia, por meio da técnica de imunodifusão em gel de agar (IDGA), bem como caracterizar os sistemas de criação da região. Para tal, foram avaliadas 693 amostras de soros sanguíneos de caprinos de 46 propriedades rurais em diferentes localidades, pertencentes aos 8 municípios formadores da microrregião (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho). Na realização das visitas, aplicou-se um questionário com ênfase nas informações referentes ao manejo sanitário. Das propriedades visitadas, todas apresentavam sistema de criação extensivo, com predomínio de animais sem raça definida, baixa produtividade e baixo índice de tecnificação, visando principalmente à obtenção de carne. As principais enfermidades relatadas foram linfadenite caseosa, diarreias, ectoparasitoses e ceratoconjuntivite. Quanto à soroprevalência, 0,29% (2/693) das amostras apresentaram sorologia positiva para a LVC. Os animais positivos pertenciam à mesma propriedade, no município de Curaçá, que apresentou 12,5% (1/8) de propriedades positivas, contrastando com 2,17% (1/46) de soroprevalência total dos rebanhos visitados. Estes resultados sugerem, portanto, a necessidade da efetivação de medidas preventivas na região, principalmente no momento em que se verifica a importação de animais para melhoramento genético.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572013000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572013000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-16572013000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.80 n.3 2013
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193669013897216