Florianopolis city football clubs: sociodemographic and behavioral profile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/486 |
Resumo: | The aim of study was to verify the sociodemographic and behavioral profiles of the football stadium goers, associated or not, to their teams and groups of football fans. A questionnaire was applied that measured the socioedemographic profile and behavior of football fans. Participated in this study 638 people with an average age of 29.5 ± 12.4 years; 69.6% male and 30.4% female. The results showed that the older fans generally have better financial conditions. Organized fans, followed by the associate's supporters have greater bond with the club, and they are the ones who consume more products related to their clubs. Still, the organized fans were the group that showed angry after a defeat of their clubs. Thus, we conclude that the greater the fan connection with the club, the greater are their costs with the same, besides a larger amount of emotions and intensity linked to clubs performances. |
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Florianopolis city football clubs: sociodemographic and behavioral profileFanáticos de clubes de fútbol en la ciudad de Florianópolis: perfil sociodemográfico y comportamentalTifosi di squadre di calcio nella città di Florianópolis: profilo sociodemografico e comportamentaleTorcedores de clubes de Futebol da cidade de Florianópolis: perfil sociodemográfico e comportamentalTorcedores de clubes de Futebol da cidade de Florianópolis: perfil sociodemográfico e comportamentalFootballFansSportFútbolAficionadosDeporteCalcioFanSportFutebolTorcedoresEsporteFutebolTorcedoresEsporteThe aim of study was to verify the sociodemographic and behavioral profiles of the football stadium goers, associated or not, to their teams and groups of football fans. A questionnaire was applied that measured the socioedemographic profile and behavior of football fans. Participated in this study 638 people with an average age of 29.5 ± 12.4 years; 69.6% male and 30.4% female. The results showed that the older fans generally have better financial conditions. Organized fans, followed by the associate's supporters have greater bond with the club, and they are the ones who consume more products related to their clubs. Still, the organized fans were the group that showed angry after a defeat of their clubs. Thus, we conclude that the greater the fan connection with the club, the greater are their costs with the same, besides a larger amount of emotions and intensity linked to clubs performances. El objetivo del estudio fue verificar los perfiles sociodemográficos y de comportamiento de los asistentes a los estadios de fútbol, asociados a su equipo y organizados o no. Se aplicó un cuestionario que midió el perfil sociodemográfico y conductual de los aficionados al fútbol. En el presente estudio participaron un total de 638 aficionados, con una edad media de 29,5 (DE 12,4) años, 69,6% hombres y 30,4% mujeres. Los resultados mostraron que los fanáticos mayores en general tienen mejores condiciones financieras. Los aficionados organizados, seguidos de los asociados, tienen un mayor vínculo con el club, además de ser los que más consumen productos relacionados con el club. Aún así, la afición organizada fue la que más se enfadó tras la derrota del club. Así, se concluye que cuanto mayor es la vinculación del aficionado con el club, mayores son sus gastos con el mismo, además de mayor cantidad e intensidad de emociones vinculadas a él y a su rendimiento. L'obiettivo dello studio è stato quello di verificare i profili sociodemografici e comportamentali dei frequentatori di stadi di calcio, associati alla loro squadra e organizzati o meno. È stato applicato un questionario che ha misurato il profilo sociodemografico e comportamentale dei tifosi di calcio. Un totale di 638 fan hanno partecipato al presente studio, con un'età media di 29,5 (SD 12,4) anni, 69,6% uomini e 30,4% donne. I risultati hanno mostrato che i fan più anziani in generale hanno condizioni finanziarie migliori. I tifosi organizzati, seguiti dai tifosi associati, hanno un legame maggiore con il club, oltre ad essere quelli che consumano maggiormente i prodotti legati al club. Tuttavia, i tifosi organizzati sono stati quelli che si sono arrabbiati di più dopo la sconfitta del club. Pertanto, si conclude che maggiore è il legame del tifoso con il club, maggiori sono le spese con esso, oltre a una maggiore quantità e intensità di emozioni legate a loro e alle loro prestazioni. O objetivo do estudo foi verificar os perfis sociodemográfico e comportamental dos frequentadores de estádios de futebol, associados ao seu time e às torcidas organizadas ou não. Foi aplicado um questionário que mensurou o perfil sociodemográfico e comportamental dos torcedores de futebol. Participaram da presente pesquisa 638 torcedores, com idade média de 29,5 (dp 12,4) anos, sendo 69,6% homens e 30,4% mulheres. Os resultados mostraram que torcedores mais velhos de forma geral têm melhores condições financeiras. Os torcedores organizados, seguido pelos torcedores associados possuem maior vínculo com o clube, além de serem os que mais consomem produtos relacionados ao clube. Ainda, os torcedores organizados foram os que mais se mostraram irritados após uma derrota do clube. Assim, conclui-se que quanto maior a ligação do torcedor com o clube, maior são seus gastos com o mesmo, além de uma maior quantidade e intensidade de emoções vinculadas a ele e a sua performance.O objetivo do estudo foi verificar os perfis sociodemográfico e comportamental dos frequentadores de estádios de futebol, associados ao seu time e às torcidas organizadas ou não. Foi aplicado um questionário que mensurou o perfil sociodemográfico e comportamental dos torcedores de futebol. Participaram da presente pesquisa 638 torcedores, com idade média de 29,5 (dp 12,4) anos, sendo 69,6% homens e 30,4% mulheres. Os resultados mostraram que torcedores mais velhos de forma geral têm melhores condições financeiras. Os torcedores organizados, seguido pelos torcedores associados possuem maior vínculo com o clube, além de serem os que mais consomem produtos relacionados ao clube. Ainda, os torcedores organizados foram os que mais se mostraram irritados após uma derrota do clube. Assim, conclui-se que quanto maior a ligação do torcedor com o clube, maior são seus gastos com o mesmo, além de uma maior quantidade e intensidade de emoções vinculadas a ele e a sua performance.IBPEFEX2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/486RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 9 n. 33 (2017); 197-205RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 9 No. 33 (2017); 197-205RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 9 Núm. 33 (2017); 197-205RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 9 n. 33 (2017); 197-205RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 9 N. 33 (2017); 197-2051984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/486/408Silva, Walan RobertFreitas, Kamyla Thais Dias DeDe Carvalho, Helton PerereiraMedeiros, Thiago EmannuelCardoso, Fernando Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:12:53Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/486Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2024-05-13T14:12:53Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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