Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2951
Resumo: O trabalho avalia se é possível aplicar a teoria da Poliarquia no âmbito do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União. A hipótese de pesquisa é que é possível, pois o Conselho ostenta estrutura de Poliarquia, mas a arquitetura institucional não se traduz em abertura para participação efetiva. A investigação realiza revisão bibliográfica com delineamento do marco teórico utilizado e de análise histórica a respeito da formação da Advocacia-Geral da União. O trabalho apresenta a estrutura do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, expondo seu funcionamento, composição e competência. A pesquisa confronta a estrutura do Conselho Superior com o marco teórico, para verificar se é compatível com a Poliarquia. A investigação ainda se utiliza de pesquisa empírica para avaliar a existência de participação efetiva no Conselho Superior. Diante do resultado da análise, foi comprovada a hipótese, sendo visto que o Conselho Superior da Advocacia-Geral da União tem estrutura de Poliarquia, ainda que sejam necessários alguns aprimoramentos, e não há abertura suficiente para participação efetiva.
id IDP-1_1f8d83faedd99ffce5a1116ca08ceb06
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2951
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGUDireito PúblicoPoliarquiaAdvocacia Geral da UniãoConselho SuperiorDemocraciaO trabalho avalia se é possível aplicar a teoria da Poliarquia no âmbito do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União. A hipótese de pesquisa é que é possível, pois o Conselho ostenta estrutura de Poliarquia, mas a arquitetura institucional não se traduz em abertura para participação efetiva. A investigação realiza revisão bibliográfica com delineamento do marco teórico utilizado e de análise histórica a respeito da formação da Advocacia-Geral da União. O trabalho apresenta a estrutura do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, expondo seu funcionamento, composição e competência. A pesquisa confronta a estrutura do Conselho Superior com o marco teórico, para verificar se é compatível com a Poliarquia. A investigação ainda se utiliza de pesquisa empírica para avaliar a existência de participação efetiva no Conselho Superior. Diante do resultado da análise, foi comprovada a hipótese, sendo visto que o Conselho Superior da Advocacia-Geral da União tem estrutura de Poliarquia, ainda que sejam necessários alguns aprimoramentos, e não há abertura suficiente para participação efetiva.IDP/EABSilveira, Marilda de PaulaSilva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da2021-02-25T13:07:04Z2021-02-25T13:07:04Z2021-022018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fernando Luiz Mosna Ferreira da. Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU. 2018. 112. Dissertação (Mestrado Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-02-25T13:10:24Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2951Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:27:16.391097Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
title Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
spellingShingle Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
Silva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da
Direito Público
Poliarquia
Advocacia Geral da União
Conselho Superior
Democracia
title_short Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
title_full Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
title_fullStr Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
title_full_unstemmed Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
title_sort Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU
author Silva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da
author_facet Silva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Marilda de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Luiz Mosna Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Público
Poliarquia
Advocacia Geral da União
Conselho Superior
Democracia
topic Direito Público
Poliarquia
Advocacia Geral da União
Conselho Superior
Democracia
description O trabalho avalia se é possível aplicar a teoria da Poliarquia no âmbito do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União. A hipótese de pesquisa é que é possível, pois o Conselho ostenta estrutura de Poliarquia, mas a arquitetura institucional não se traduz em abertura para participação efetiva. A investigação realiza revisão bibliográfica com delineamento do marco teórico utilizado e de análise histórica a respeito da formação da Advocacia-Geral da União. O trabalho apresenta a estrutura do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, expondo seu funcionamento, composição e competência. A pesquisa confronta a estrutura do Conselho Superior com o marco teórico, para verificar se é compatível com a Poliarquia. A investigação ainda se utiliza de pesquisa empírica para avaliar a existência de participação efetiva no Conselho Superior. Diante do resultado da análise, foi comprovada a hipótese, sendo visto que o Conselho Superior da Advocacia-Geral da União tem estrutura de Poliarquia, ainda que sejam necessários alguns aprimoramentos, e não há abertura suficiente para participação efetiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-02-25T13:07:04Z
2021-02-25T13:07:04Z
2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fernando Luiz Mosna Ferreira da. Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU. 2018. 112. Dissertação (Mestrado Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2951
identifier_str_mv SILVA, Fernando Luiz Mosna Ferreira da. Poliarquia em entidades subnacionais: o caso do conselho superior da AGU. 2018. 112. Dissertação (Mestrado Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385923381559296