O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Maia Bengaly Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798
Resumo: Este artigo busca analisar as consequências jurídicas de a liberdade de expressão do empregador implicar coação aos empregados. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre direitos fundamentais, mais especificamente, a eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações de trabalho. Em seguida, foi analisado o caso Havan – Luciano Hang, proprietário da Havan, na véspera das eleições de 2018, além de pressionar seus funcionários para votarem no atual presidente Jair Bolsonaro, fez um “vídeo de campanha” para o então candidato Jair Bolsonaro – à luz dos direitos fundamentais, ponderando-se entre os direitos do empregador e os direitos dos empregados. Foi possível concluir que, ainda que nem sempre seja possível identificar os limites entre o poder diretivo do empregador e o direito de liberdade de expressão e personalidade dos empregados, no caso Havan as violações aos direitos dos empregados ficaram evidentes.
id IDP-1_2291978dfb1a68ab3b64131363481678
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2798
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVANDireito do trabalhoLiberdade de expressãoPoder diretivoEficácia horizontal dos direitos fundamentais.Este artigo busca analisar as consequências jurídicas de a liberdade de expressão do empregador implicar coação aos empregados. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre direitos fundamentais, mais especificamente, a eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações de trabalho. Em seguida, foi analisado o caso Havan – Luciano Hang, proprietário da Havan, na véspera das eleições de 2018, além de pressionar seus funcionários para votarem no atual presidente Jair Bolsonaro, fez um “vídeo de campanha” para o então candidato Jair Bolsonaro – à luz dos direitos fundamentais, ponderando-se entre os direitos do empregador e os direitos dos empregados. Foi possível concluir que, ainda que nem sempre seja possível identificar os limites entre o poder diretivo do empregador e o direito de liberdade de expressão e personalidade dos empregados, no caso Havan as violações aos direitos dos empregados ficaram evidentes.IDP/EABLOURENÇO FILHO, RICARDODavid, Maia Bengaly Alves2021-02-02T12:12:48Z2021-02-02T12:12:48Z2021-022020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAVID, Maia Bengaly Alves. O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN. 2020. 25 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-02-02T12:15:22Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2798Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:02.861074Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
title O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
spellingShingle O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
David, Maia Bengaly Alves
Direito do trabalho
Liberdade de expressão
Poder diretivo
Eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
title_short O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
title_full O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
title_fullStr O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
title_full_unstemmed O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
title_sort O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN
author David, Maia Bengaly Alves
author_facet David, Maia Bengaly Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOURENÇO FILHO, RICARDO
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Maia Bengaly Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do trabalho
Liberdade de expressão
Poder diretivo
Eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
topic Direito do trabalho
Liberdade de expressão
Poder diretivo
Eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
description Este artigo busca analisar as consequências jurídicas de a liberdade de expressão do empregador implicar coação aos empregados. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre direitos fundamentais, mais especificamente, a eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações de trabalho. Em seguida, foi analisado o caso Havan – Luciano Hang, proprietário da Havan, na véspera das eleições de 2018, além de pressionar seus funcionários para votarem no atual presidente Jair Bolsonaro, fez um “vídeo de campanha” para o então candidato Jair Bolsonaro – à luz dos direitos fundamentais, ponderando-se entre os direitos do empregador e os direitos dos empregados. Foi possível concluir que, ainda que nem sempre seja possível identificar os limites entre o poder diretivo do empregador e o direito de liberdade de expressão e personalidade dos empregados, no caso Havan as violações aos direitos dos empregados ficaram evidentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07
2021-02-02T12:12:48Z
2021-02-02T12:12:48Z
2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAVID, Maia Bengaly Alves. O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN. 2020. 25 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798
identifier_str_mv DAVID, Maia Bengaly Alves. O limite entre a liberdade de expressão do empregador e a coação dos empregados: análise do caso HAVAN. 2020. 25 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385927661846528