Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76303 |
Resumo: | Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 – 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L’esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP. |
id |
IEB-1_58cceeace46b85a22a1c3f7b772db8bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/76303 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernistaThe Travel Photographs of the Brazilian Writer Mário de Andrade and their Connection to the Modernist Visual LanguageFotografiaviagemmodernismo.Photographytravelsmodernism.Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 – 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L’esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP.Mário de Andrade, one of the most important modernist Brazilian writers, developed an intense but short interest in photographing in the 1920’s. His pictures taken while in travels in the north and northeast of Brazil (1927 – 1929) are outstanding examples of a modernist way of creating pictures, which are both documentary and experimental. He, who never left Brazil, was influenced by European vanguards, which he knew by art magazine reproductions. We analyze here some of these travels’ pictures, which are housed at the archives of IEB-USP.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7630310.11606/issn.2316-901X.v0i57p51-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 51-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 51-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 51-81Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 51-812316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76303/80040Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanjani, Douglas2015-11-13T16:27:08Zoai:revistas.usp.br:article/76303Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:27:08Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista The Travel Photographs of the Brazilian Writer Mário de Andrade and their Connection to the Modernist Visual Language |
title |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
spellingShingle |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista Canjani, Douglas Fotografia viagem modernismo. Photography travels modernism. |
title_short |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
title_full |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
title_fullStr |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
title_full_unstemmed |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
title_sort |
Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista |
author |
Canjani, Douglas |
author_facet |
Canjani, Douglas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canjani, Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia viagem modernismo. Photography travels modernism. |
topic |
Fotografia viagem modernismo. Photography travels modernism. |
description |
Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 – 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L’esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76303 10.11606/issn.2316-901X.v0i57p51-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76303 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i57p51-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76303/80040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 51-81 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 51-81 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 51-81 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 51-81 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949710666399744 |