Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toni, Flávia Camargo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carozze, Valquíria Maroti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236
Resumo: A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.
id IEB-1_d2c8020d1b4aebb58e8062c048f22e39
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/76236
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política culturalMário de Andrade, Francisco Curt Lange and Carleton Sprague Smith Public Disco Collections, Musical Knowledge and Cultural PolicyAmericanismo musicalMário de Andradediscotecasdocumentação musicalmusicologia.Musical amercanismMário de Andrademusic librariesmusical documentationmusicology.A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.The purpose of this article is, from the meeting of outbreaks of related research, sketching, in the American panorama of the 1930s and 1940s, the interest that had the Brazilian Mário de Andrade, the German-Uruguayan Francisco Curt Lange, and the North American Carleton Sprague Smith in the musical Americanism. Bringing to light the written correspondence of these three musicologists and through the action of Oneyda Alvarenga, aims to expose the concern about the sound documentation at that time, which emphasized on the creation of public discotheques as support of musical knowledge, in America, as well as cast an eye on the actions of people associated with public institutions, their profiles, sometimes similar, sometimes distant, their interests, while common and diffuse – in that political and historical setting.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7623610.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 181-2042316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236/79975Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessToni, Flávia CamargoCarozze, Valquíria Maroti2015-11-13T16:27:06Zoai:revistas.usp.br:article/76236Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:27:06Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange and Carleton Sprague Smith Public Disco Collections, Musical Knowledge and Cultural Policy
title Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
spellingShingle Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
Toni, Flávia Camargo
Americanismo musical
Mário de Andrade
discotecas
documentação musical
musicologia.
Musical amercanism
Mário de Andrade
music libraries
musical documentation
musicology.
title_short Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
title_full Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
title_fullStr Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
title_full_unstemmed Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
title_sort Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
author Toni, Flávia Camargo
author_facet Toni, Flávia Camargo
Carozze, Valquíria Maroti
author_role author
author2 Carozze, Valquíria Maroti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toni, Flávia Camargo
Carozze, Valquíria Maroti
dc.subject.por.fl_str_mv Americanismo musical
Mário de Andrade
discotecas
documentação musical
musicologia.
Musical amercanism
Mário de Andrade
music libraries
musical documentation
musicology.
topic Americanismo musical
Mário de Andrade
discotecas
documentação musical
musicologia.
Musical amercanism
Mário de Andrade
music libraries
musical documentation
musicology.
description A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236
10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236/79975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 181-204
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 181-204
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 181-204
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 181-204
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949710384332800