Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236 |
Resumo: | A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político. |
id |
IEB-1_d2c8020d1b4aebb58e8062c048f22e39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/76236 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política culturalMário de Andrade, Francisco Curt Lange and Carleton Sprague Smith Public Disco Collections, Musical Knowledge and Cultural PolicyAmericanismo musicalMário de Andradediscotecasdocumentação musicalmusicologia.Musical amercanismMário de Andrademusic librariesmusical documentationmusicology.A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.The purpose of this article is, from the meeting of outbreaks of related research, sketching, in the American panorama of the 1930s and 1940s, the interest that had the Brazilian Mário de Andrade, the German-Uruguayan Francisco Curt Lange, and the North American Carleton Sprague Smith in the musical Americanism. Bringing to light the written correspondence of these three musicologists and through the action of Oneyda Alvarenga, aims to expose the concern about the sound documentation at that time, which emphasized on the creation of public discotheques as support of musical knowledge, in America, as well as cast an eye on the actions of people associated with public institutions, their profiles, sometimes similar, sometimes distant, their interests, while common and diffuse – in that political and historical setting.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7623610.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 181-204Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 181-2042316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236/79975Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessToni, Flávia CamargoCarozze, Valquíria Maroti2015-11-13T16:27:06Zoai:revistas.usp.br:article/76236Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:27:06Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural Mário de Andrade, Francisco Curt Lange and Carleton Sprague Smith Public Disco Collections, Musical Knowledge and Cultural Policy |
title |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
spellingShingle |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural Toni, Flávia Camargo Americanismo musical Mário de Andrade discotecas documentação musical musicologia. Musical amercanism Mário de Andrade music libraries musical documentation musicology. |
title_short |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
title_full |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
title_fullStr |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
title_full_unstemmed |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
title_sort |
Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural |
author |
Toni, Flávia Camargo |
author_facet |
Toni, Flávia Camargo Carozze, Valquíria Maroti |
author_role |
author |
author2 |
Carozze, Valquíria Maroti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toni, Flávia Camargo Carozze, Valquíria Maroti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Americanismo musical Mário de Andrade discotecas documentação musical musicologia. Musical amercanism Mário de Andrade music libraries musical documentation musicology. |
topic |
Americanismo musical Mário de Andrade discotecas documentação musical musicologia. Musical amercanism Mário de Andrade music libraries musical documentation musicology. |
description |
A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236 10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/76236/79975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 57 (2013); 181-204 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 57 (2013); 181-204 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 57 (2013); 181-204 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 57 (2013); 181-204 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949710384332800 |