POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taquary, Eneida Orbage de Britto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
Texto Completo: https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421
Resumo: Objetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília.
id IESUR-1_11c6c08461f2a52cb41ebc56c52ec0fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/421
network_acronym_str IESUR-1
network_name_str AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOSPOLICIES OF HIGHER EDUCATION FOR THE DEAF AND DEAF-MUTEDObjetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília.The aim is to analyze the mechanisms of inclusion of deaf and deaf-muted in higher education offered by the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília - IFB. The methodology will be carried out through the existing bibliography, as well in the qualitative and quantitative research on students in higher education at the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília, based on data from the IFB and Institute of Applied Economic Research (IPEA), and still in three stages: the first one that discusses the United Nations treaties on education deaf and dumb people and Brazilian legislation on the subject; the second deals with the mechanisms adopted by higher education institutions in Brazil for the inclusion of deaf- mutes; and the third on the effects that will be observed in the increment of inclusion policies for the deaf and deaf-muted in higher education at the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília. The issue refers to the sufficiency of inclusion policies (translators and interpreters of Libras) for the deaf and deaf-muted in higher education offered by the Federal Institute of the Federal District, campus Brasília.Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes2023-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/42110.14690/2317-8442.2021v903421Amazon's Research and Environmental Law; v. 9 n. 03 (2021): Amazon’s Research and Environmental Law; 31-522317-84422317-844210.14690/2317-8442.2021903reponame:AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Lawinstname:Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)instacron:IESURporhttps://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421/296Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaquary, Eneida Orbage de BrittoBerino, Catharina Orbage de Britto Taquary2023-02-20T12:19:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/421Revistahttp://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/indexPUBhttp://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/oai||claudianunes@faar.edu.br|| rossanafisciletti@gmail.com2317-84422317-8442opendoar:2023-02-20T12:19:07AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law - Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
POLICIES OF HIGHER EDUCATION FOR THE DEAF AND DEAF-MUTED
title POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
spellingShingle POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
Taquary, Eneida Orbage de Britto
title_short POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
title_full POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
title_fullStr POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
title_full_unstemmed POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
title_sort POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS SURDOS E SURDOS-MUDOS
author Taquary, Eneida Orbage de Britto
author_facet Taquary, Eneida Orbage de Britto
Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary
author_role author
author2 Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taquary, Eneida Orbage de Britto
Berino, Catharina Orbage de Britto Taquary
description Objetiva-se analisar os mecanismos de inclusão dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, campus Brasília. A metodologia será efetivada por intermédio da bibliografia existente, bem como na pesquisa qualitativa e quantitativa sobre discentes no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, a partir dos dados do IFB e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e ainda em três etapas: a primeira que discute os tratados da Organização das Nações Unidas sobre a educação de surdos-mudos e a legislação brasileira sobre o tema; a segunda que versa sobre os mecanismos adotados nas instituições de ensino superior no Brasil para inclusão dos surdos-mudos; e a terceira sobre os efeitos que serão observados no incremento de políticas de inclusão dos surdos e surdos-mudos no ensino superior do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. A problemática se refere à suficiência de políticas de inclusão (tradutores e intérpretes de Libras) dos surdos e surdos-mudos na educação superior ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, campus Brasília.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421
10.14690/2317-8442.2021v903421
url https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421
identifier_str_mv 10.14690/2317-8442.2021v903421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/421/296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Law
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Amazon's Research and Environmental Law
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes
dc.source.none.fl_str_mv Amazon's Research and Environmental Law; v. 9 n. 03 (2021): Amazon’s Research and Environmental Law; 31-52
2317-8442
2317-8442
10.14690/2317-8442.2021903
reponame:AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
instname:Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)
instacron:IESUR
instname_str Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)
instacron_str IESUR
institution IESUR
reponame_str AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
collection AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
repository.name.fl_str_mv AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law - Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR)
repository.mail.fl_str_mv ||claudianunes@faar.edu.br|| rossanafisciletti@gmail.com
_version_ 1798948208224763904