INFLUXOS DO CAPITALISMO E DO INDIVIDUALISMO NAS DEFICIÊNCIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegoraro, Luiz Nunes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cordeiro, Fabiana Aparecida Menegazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law
Texto Completo: https://www.faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/312
Resumo: O trabalho aborda o direito à Educação, consagrado na Constituição Federal, como condição fundamental e indispensável para o pleno desenvolvimento dohomem. É por meio do ensino que uma sociedade evolui e seus integrantes alcançam o entendimento das formas de participação em uma democracia. No entanto, quando a objetivação do Direito à educação é falha, ocorre o comprometimento na efetivação de todos os demais direitos que integram a composição necessária para uma sociedade que preza pela autodeterminação de seu povo e pela preservação da dignidade da pessoa humana como foco de sua existência. Pretende este estudo, entender um pouco mais os motivos que levam o Estado Brasileiro à não entrega do Direito à educação conforme idealizado pela Constituição Federal de 1988. Por meio do método de investigação analítico-dedutivo, aponta alguns problemas e possíveis razões, porém não justificativas, para a deficiência do direito à educação no Brasil, relacionados aos influxos do ensino voltado para a formação para o trabalho, do capitalismoe do individualismo. Ambos geram impactos na formação do sistema educacional do país, travestidos em questões burocráticas e na manipulação das massas pelas minorias que as representam.
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