Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488 |
Resumo: | This research aimed to propose the application of the Project-Based Learning (PBL) method in an interdisciplinary way, aiming to promote meaningful learning, in which students develop skills in a perspective of integral education. It is an applied research, of qualitative nature, having the bibliographic research and the case study as technical procedures. The research had a training stage for the involved teachers, and an application stage with two groups of professional technical course’s students from the Federal Institute of Amazonas. Questionnaires with open and closed questions were used to obtain data, before and after the application of the methodology, which were analyzed in a qualitative and quantitative way. The results showed that both participating classes had an increase in the average in the disciplines that were part of the research and a decrease in the number of absences, if compared to the previous two months. Teachers, as well as students, pointed out as an improvement for the application of the method the need for a longer time of execution and planning, as well as the application of this methodology more often and its insertion in the institutional teaching plan. |
id |
IFAM-1_27132d5a2ce8aeaf7c2dd155ae1a833d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/488 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológicaAprendizagem Baseada em ProjetosMetodologias AtivasInterdisciplinaridadeEducação Profissional e TecnológicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThis research aimed to propose the application of the Project-Based Learning (PBL) method in an interdisciplinary way, aiming to promote meaningful learning, in which students develop skills in a perspective of integral education. It is an applied research, of qualitative nature, having the bibliographic research and the case study as technical procedures. The research had a training stage for the involved teachers, and an application stage with two groups of professional technical course’s students from the Federal Institute of Amazonas. Questionnaires with open and closed questions were used to obtain data, before and after the application of the methodology, which were analyzed in a qualitative and quantitative way. The results showed that both participating classes had an increase in the average in the disciplines that were part of the research and a decrease in the number of absences, if compared to the previous two months. Teachers, as well as students, pointed out as an improvement for the application of the method the need for a longer time of execution and planning, as well as the application of this methodology more often and its insertion in the institutional teaching plan.Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” de maneira interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTNM. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa teve uma etapa de formação dos professores envolvidos e uma etapa de aplicação do método com duas turmas de alunos de curso técnico profissionalizante do Instituto Federal do Amazonas. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas para obtenção de dados, antes e depois da aplicação da metodologia, sendo estes analisados de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que ambas as turmas participantes obtiveram um aumento na média nas disciplinas que fizeram parte da pesquisa e uma diminuição no número de faltas, comparados ao bimestre anterior. Os professores, assim como os alunos, apontaram como melhoria para a aplicação do método a necessidade de um tempo maior para aplicação e planejamento, bem como a aplicação desta metodologia mais vezes e sua inserção no plano de ensino institucional.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMQueiroz Neto, José Pinheiro dehttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138Queiroz Neto, José Pinheiro dehttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138Aride, Paulo Henrique Rochahttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160Carvalho, Leandro S. Galvão deVasconcelos, Juliana Sales2020-11-16T14:29:42Z2020-11-162020-11-16T14:29:42Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2020-11-16T14:29:42Zoai:localhost:4321/488Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2020-11-16T14:29:42Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
title |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica Vasconcelos, Juliana Sales Aprendizagem Baseada em Projetos Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
title_full |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica |
author |
Vasconcelos, Juliana Sales |
author_facet |
Vasconcelos, Juliana Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Aride, Paulo Henrique Rocha http://lattes.cnpq.br/9087696929404160 Carvalho, Leandro S. Galvão de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Juliana Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Projetos Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Aprendizagem Baseada em Projetos Metodologias Ativas Interdisciplinaridade Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This research aimed to propose the application of the Project-Based Learning (PBL) method in an interdisciplinary way, aiming to promote meaningful learning, in which students develop skills in a perspective of integral education. It is an applied research, of qualitative nature, having the bibliographic research and the case study as technical procedures. The research had a training stage for the involved teachers, and an application stage with two groups of professional technical course’s students from the Federal Institute of Amazonas. Questionnaires with open and closed questions were used to obtain data, before and after the application of the methodology, which were analyzed in a qualitative and quantitative way. The results showed that both participating classes had an increase in the average in the disciplines that were part of the research and a decrease in the number of absences, if compared to the previous two months. Teachers, as well as students, pointed out as an improvement for the application of the method the need for a longer time of execution and planning, as well as the application of this methodology more often and its insertion in the institutional teaching plan. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16T14:29:42Z 2020-11-16 2020-11-16T14:29:42Z 2020-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022877104177152 |