DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Lima, Carina Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Barroso, Maria Cleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162
Resumo: Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.
id IFCE-1_19f6888a2f6d62d73a00ff748011d532
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2162
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino remoto. EaD. Ensino de Química.Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/216210.21439/conexoes.v16i0.2162Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022005Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220052176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162/1592Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Lima, Carina Mariada Silva Barroso, Maria Cleide2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2162Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rodrigues Lima, Carina Maria
Ensino remoto. EaD. Ensino de Química.
title_short DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Rodrigues Lima, Carina Maria
author_facet Rodrigues Lima, Carina Maria
da Silva Barroso, Maria Cleide
author_role author
author2 da Silva Barroso, Maria Cleide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Lima, Carina Maria
da Silva Barroso, Maria Cleide
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto. EaD. Ensino de Química.
topic Ensino remoto. EaD. Ensino de Química.
description Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162
10.21439/conexoes.v16i0.2162
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162/1592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022005
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022005
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022005
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022005
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066415419392