DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162 |
Resumo: | Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação. |
id |
IFCE-1_19f6888a2f6d62d73a00ff748011d532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2162 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino remoto. EaD. Ensino de Química.Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/216210.21439/conexoes.v16i0.2162Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022005Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022005Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220052176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162/1592Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Lima, Carina Mariada Silva Barroso, Maria Cleide2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2162Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Rodrigues Lima, Carina Maria Ensino remoto. EaD. Ensino de Química. |
title_short |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
DO ENSINO REMOTO A EAD: UMA REFLEXÃO DO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Rodrigues Lima, Carina Maria |
author_facet |
Rodrigues Lima, Carina Maria da Silva Barroso, Maria Cleide |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Barroso, Maria Cleide |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Lima, Carina Maria da Silva Barroso, Maria Cleide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto. EaD. Ensino de Química. |
topic |
Ensino remoto. EaD. Ensino de Química. |
description |
Em 2020, uma pandemia de escala global afetou nosso planeta, mudando vários hábitos da vida humana, inclusive a educação, na qual as aulas presenciais foram substituídas por estudos domiciliares. Neste cenário, surgiu uma necessidade de discutir o contexto educacional na situação pandêmica: como as escolas de ensino básico, as quais o ensino ocorre de maneira quase que totalmente presencial em nosso país, se adaptaram a essa nova realidade? E, pensando no futuro, quais as chances de um novo ensino básico na modalidade a distância considerando as especificidades da disciplina de Química e, claro, o contexto geral da realidade brasileira? Assim, esse trabalho propõe discutir o atual contexto de ensino remoto e o contexto de desigualdade social dos estudantes brasileiros frente a uma realidade educacional virtual. No eixo das ciências, as reflexões propostas são pertinentes, uma vez que a pandemia de Covid-19 escancarou o quanto as ciências são importantes, tanto no cenário científico quanto no popular, para evitar a divulgação de fake news e preservar a saúde da população. Contudo, conclui-se que essa pesquisa é introdutória e necessita de aprofundamento com estudos em outras disciplinas e considerando outros fatores da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162 10.21439/conexoes.v16i0.2162 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2162/1592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022005 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022005 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022005 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066415419392 |