OS NÍVEIS DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE VAN HIELE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/974 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva identificar os níveis de conhecimento geométrico dos alunos ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública profissionalizante da cidade de Canindé–CE, parceira do PIBID, através do Teste de Van Hiele (TVH) e, consequentemente, realizar um diagnóstico comparativo do desempenho no teste entre as turmas analisadas. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A análise dos resultados foi realizada tomando-se como referencial a Teoria do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico do Casal Van Hiele, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Descritores de Geometria do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o 9oAno do Ensino Fundamental, bem como autores que tratam sobre o ensino e aprendizagem de Geometria. A partir da análise estatística aplicada, percebemos que não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os resultados obtidos pelas diferentes turmas avaliadas a partir do teste de KruskalWallis. O resultado da pesquisa revelou que 66% dos alunos pesquisados se enquadraram em um nível menor ou igual a 1, dentre os 5 possíveis. Tais resultados podem decorrer da priorização dada a Álgebra em detrimento da Geometria como afirmam Pavanello (1989) e Meneses (2007). Dessa forma, concluímos que os alunos participantes da pesquisa encontram-se num nível de conhecimento geométrico muito aquém do esperado, indicando que as competências e habilidades de Geometria não foram bem desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem de Matemática. |
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OS NÍVEIS DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE VAN HIELEEsse trabalho objetiva identificar os níveis de conhecimento geométrico dos alunos ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública profissionalizante da cidade de Canindé–CE, parceira do PIBID, através do Teste de Van Hiele (TVH) e, consequentemente, realizar um diagnóstico comparativo do desempenho no teste entre as turmas analisadas. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A análise dos resultados foi realizada tomando-se como referencial a Teoria do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico do Casal Van Hiele, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Descritores de Geometria do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o 9oAno do Ensino Fundamental, bem como autores que tratam sobre o ensino e aprendizagem de Geometria. A partir da análise estatística aplicada, percebemos que não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os resultados obtidos pelas diferentes turmas avaliadas a partir do teste de KruskalWallis. O resultado da pesquisa revelou que 66% dos alunos pesquisados se enquadraram em um nível menor ou igual a 1, dentre os 5 possíveis. Tais resultados podem decorrer da priorização dada a Álgebra em detrimento da Geometria como afirmam Pavanello (1989) e Meneses (2007). Dessa forma, concluímos que os alunos participantes da pesquisa encontram-se num nível de conhecimento geométrico muito aquém do esperado, indicando que as competências e habilidades de Geometria não foram bem desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem de Matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/97410.21439/conexoes.v9i4.974Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-125Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-125Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-125Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-125Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-125Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 115-1252176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/974/701Oliveira, Francisco Erilson Freire deMendonça, Luciana de Oliveira Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:21Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/974Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:21Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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