Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Torres, Fábio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.
id IFCE-1_6a59bbf9ce3819e4a368f5e78519feb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro DidáticoSociolinguística; variação; ensino.Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Lúcio Cesar OliveiraTorres, Fábio Fernandes2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144310.21439/conexoes.v12i2.1443Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 74-822176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443/1234Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
title Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
spellingShingle Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Sociolinguística; variação; ensino.
title_short Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
title_full Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
title_fullStr Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
title_full_unstemmed Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
title_sort Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
author Silva, Lúcio Cesar Oliveira
author_facet Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Torres, Fábio Fernandes
author_role author
author2 Torres, Fábio Fernandes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Torres, Fábio Fernandes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística; variação; ensino.
topic Sociolinguística; variação; ensino.
description Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443
10.21439/conexoes.v12i2.1443
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i2.1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443/1234
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 74-82
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112815988736