O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Mendonça, Daniel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira Lima, Júlio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1256
Resumo: Este artigo objetivou analisar o posicionamento dos hotéis da Praia de Iracema em Fortaleza – CE em relação ao marketing aplicado junto ao público LGBT. Por isso, buscou-se precisar o número de hotéis que se enquadravam como “gay friendly” e identificar fatores que pudessem dificultar o investimento do setor hoteleiro no segmento LGBT. Tratou-se de uma pesquisa analítica por meio de um estudo de caso realizado em 2016 com 14 hotéis de categoria midscale situados em um bairro turístico da cidade de Fortaleza. Utilizaram-se objetivos descritivos com a aplicação de método indutivo, objetivando uma compreensão generalizada de uma segmentação do mercado turístico partindo-se de fatos particulares. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental como embasamento teórico, englobando estudos sobre o fenômeno turístico na cidade de Fortaleza, uma visão geral sobre segmentação de mercado e uma discussão sobre o segmento LGBT de modo generalizado e dentro da hotelaria. Ao final, verificou-se que a rede hoteleira em questão não se propõe a trabalhar com o mercado de maneira segmentada e não tem o conhecimento necessário a respeito do potencial de consumo do público LGBT. Concluiu-se que existe desinteresse da parte dos hotéis midscale pesquisados em investir na captação deste nicho de mercado pela simples preferência pela padronização do atendimento.
id IFCE-1_e39ecc7552ba41e2d6d343e1eef196a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1256
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBTEste artigo objetivou analisar o posicionamento dos hotéis da Praia de Iracema em Fortaleza – CE em relação ao marketing aplicado junto ao público LGBT. Por isso, buscou-se precisar o número de hotéis que se enquadravam como “gay friendly” e identificar fatores que pudessem dificultar o investimento do setor hoteleiro no segmento LGBT. Tratou-se de uma pesquisa analítica por meio de um estudo de caso realizado em 2016 com 14 hotéis de categoria midscale situados em um bairro turístico da cidade de Fortaleza. Utilizaram-se objetivos descritivos com a aplicação de método indutivo, objetivando uma compreensão generalizada de uma segmentação do mercado turístico partindo-se de fatos particulares. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental como embasamento teórico, englobando estudos sobre o fenômeno turístico na cidade de Fortaleza, uma visão geral sobre segmentação de mercado e uma discussão sobre o segmento LGBT de modo generalizado e dentro da hotelaria. Ao final, verificou-se que a rede hoteleira em questão não se propõe a trabalhar com o mercado de maneira segmentada e não tem o conhecimento necessário a respeito do potencial de consumo do público LGBT. Concluiu-se que existe desinteresse da parte dos hotéis midscale pesquisados em investir na captação deste nicho de mercado pela simples preferência pela padronização do atendimento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Ferreira Mendonça, DanielFerreira Lima, Júlio César2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/125610.21439/conexoes.v11i5.1256Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 5 (2017): Edição Especial: Turismo; 32-432176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1256/1056Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1256Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:42Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
title O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
spellingShingle O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
Ferreira Mendonça, Daniel
title_short O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
title_full O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
title_fullStr O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
title_full_unstemmed O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
title_sort O Panorama da Rede Hoteleira Midscale da Praia de Iracema em Fortaleza-CE para o Público LGBT
author Ferreira Mendonça, Daniel
author_facet Ferreira Mendonça, Daniel
Ferreira Lima, Júlio César
author_role author
author2 Ferreira Lima, Júlio César
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Mendonça, Daniel
Ferreira Lima, Júlio César
description Este artigo objetivou analisar o posicionamento dos hotéis da Praia de Iracema em Fortaleza – CE em relação ao marketing aplicado junto ao público LGBT. Por isso, buscou-se precisar o número de hotéis que se enquadravam como “gay friendly” e identificar fatores que pudessem dificultar o investimento do setor hoteleiro no segmento LGBT. Tratou-se de uma pesquisa analítica por meio de um estudo de caso realizado em 2016 com 14 hotéis de categoria midscale situados em um bairro turístico da cidade de Fortaleza. Utilizaram-se objetivos descritivos com a aplicação de método indutivo, objetivando uma compreensão generalizada de uma segmentação do mercado turístico partindo-se de fatos particulares. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental como embasamento teórico, englobando estudos sobre o fenômeno turístico na cidade de Fortaleza, uma visão geral sobre segmentação de mercado e uma discussão sobre o segmento LGBT de modo generalizado e dentro da hotelaria. Ao final, verificou-se que a rede hoteleira em questão não se propõe a trabalhar com o mercado de maneira segmentada e não tem o conhecimento necessário a respeito do potencial de consumo do público LGBT. Concluiu-se que existe desinteresse da parte dos hotéis midscale pesquisados em investir na captação deste nicho de mercado pela simples preferência pela padronização do atendimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1256
10.21439/conexoes.v11i5.1256
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1256
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i5.1256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1256/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 5 (2017): Edição Especial: Turismo; 32-43
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112118685696