O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ilrismar Oliveira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/439
Resumo: O presente estudo tem por finalidade discutir o Racismo, o Antirracismo e outros marcadores que contribuem para a segregação dos indivíduos. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico dos materiais que contemplam a área das relações étnico-raciais e das interseccionalidades. O texto traz uma reflexão sobre a dicotomia raça/cor, associando-as ao que se entende por racismo e antirracismo brasileiro. Sendo assim, almeja-se, de início, trazer a ideia de como o país vem lidando com as questões raciais. A partir daí, abordar como os processos dos cruzamentos fenótipos, biótipos e identitários contribuem para traçar rótulos que classificam homens e mulheres em diferentes categorias das relações sociais. Por conseguinte, e não menos importante, trazer breves apontamentos acerca das legislações que coíbem as práticas de racismo. Assim, esse estudo elucida as concepções de raça/cor, racismo/antirracismo e interseccionalidades por um viés analítico, trazendo questões que versam sobre o racismo velado, o embranquecimento como fruto das relações inter-raciais e os marcadores que atravessam homens e mulheres em sua constituição identitária.
id IFES-1_09562e7ea382ad906c0a4f2ce9772f8b
oai_identifier_str oai::article/439
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”RacismoEmbranquecimentoInterseccionalidadesIdentidadeO presente estudo tem por finalidade discutir o Racismo, o Antirracismo e outros marcadores que contribuem para a segregação dos indivíduos. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico dos materiais que contemplam a área das relações étnico-raciais e das interseccionalidades. O texto traz uma reflexão sobre a dicotomia raça/cor, associando-as ao que se entende por racismo e antirracismo brasileiro. Sendo assim, almeja-se, de início, trazer a ideia de como o país vem lidando com as questões raciais. A partir daí, abordar como os processos dos cruzamentos fenótipos, biótipos e identitários contribuem para traçar rótulos que classificam homens e mulheres em diferentes categorias das relações sociais. Por conseguinte, e não menos importante, trazer breves apontamentos acerca das legislações que coíbem as práticas de racismo. Assim, esse estudo elucida as concepções de raça/cor, racismo/antirracismo e interseccionalidades por um viés analítico, trazendo questões que versam sobre o racismo velado, o embranquecimento como fruto das relações inter-raciais e os marcadores que atravessam homens e mulheres em sua constituição identitária.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/43910.36524/ric.v5i2.439Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 125-1342359-479910.36524/ric.v5i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/439/386Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ilrismar Oliveira dos2020-01-06T12:01:52Zoai::article/439Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.795943Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
title O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
spellingShingle O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
Santos, Ilrismar Oliveira dos
Racismo
Embranquecimento
Interseccionalidades
Identidade
title_short O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
title_full O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
title_fullStr O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
title_full_unstemmed O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
title_sort O BRASIL QUE INTERSECCIONA, NORMATIZA E POSSUI “TONS DE PELE”
author Santos, Ilrismar Oliveira dos
author_facet Santos, Ilrismar Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ilrismar Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Embranquecimento
Interseccionalidades
Identidade
topic Racismo
Embranquecimento
Interseccionalidades
Identidade
description O presente estudo tem por finalidade discutir o Racismo, o Antirracismo e outros marcadores que contribuem para a segregação dos indivíduos. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico dos materiais que contemplam a área das relações étnico-raciais e das interseccionalidades. O texto traz uma reflexão sobre a dicotomia raça/cor, associando-as ao que se entende por racismo e antirracismo brasileiro. Sendo assim, almeja-se, de início, trazer a ideia de como o país vem lidando com as questões raciais. A partir daí, abordar como os processos dos cruzamentos fenótipos, biótipos e identitários contribuem para traçar rótulos que classificam homens e mulheres em diferentes categorias das relações sociais. Por conseguinte, e não menos importante, trazer breves apontamentos acerca das legislações que coíbem as práticas de racismo. Assim, esse estudo elucida as concepções de raça/cor, racismo/antirracismo e interseccionalidades por um viés analítico, trazendo questões que versam sobre o racismo velado, o embranquecimento como fruto das relações inter-raciais e os marcadores que atravessam homens e mulheres em sua constituição identitária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/439
10.36524/ric.v5i2.439
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/439
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i2.439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/439/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 2 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 125-134
2359-4799
10.36524/ric.v5i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024896978944