CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altoé, Renan Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596
Resumo: Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.
id IFES-1_14c128072f93a88d31ef0dcc532f575e
oai_identifier_str oai::article/596
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIAFormulação de problemasCampo conceitual multiplicativoMultiplicação e DivisãoEste relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59610.36524/saladeaula.v8i2.596Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 23-362316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596/448Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAltoé, Renan Oliveira Freitas, Rony Cláudio de Oliveira 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/596Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.406069Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
title CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
spellingShingle CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
Altoé, Renan Oliveira
Formulação de problemas
Campo conceitual multiplicativo
Multiplicação e Divisão
title_short CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
title_full CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
title_fullStr CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
title_full_unstemmed CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
title_sort CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
author Altoé, Renan Oliveira
author_facet Altoé, Renan Oliveira
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
author_role author
author2 Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altoé, Renan Oliveira
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas
Campo conceitual multiplicativo
Multiplicação e Divisão
topic Formulação de problemas
Campo conceitual multiplicativo
Multiplicação e Divisão
description Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596
10.36524/saladeaula.v8i2.596
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i2.596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596/448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 23-36
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025984352256