A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/515 |
Resumo: | Neste relato de experiência em sala de aula, apresentamos o processo de utilização do software GeoGebra em uma sala de primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo das aulas foi contribuir para a compreensão do significado dos coeficientes das funções quadráticas, por parte dos alunos, por meio dos gráficos elaborados com o software. Além disso, foi nosso objetivo enquanto professora da turma nos desvencilhar do estigma da Matemática ser “matéria difícil”, associando a prática realizada a propostas inovadoras atreladas à tecnologia. Os resultados apresentados no texto se apoiaram na autoridade de autores que argumentam a favor de tecnologia associada à educação, como Yves De La Taille, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, George de Souza Alves e Adriana Benevides Soares, Raymond Duval e Silvia Dias Alcântara Machado, e discute sobre a importância de o professor dar sentido aos conteúdos que ministra, em especial, função quadrática. O estudo nos mostrou que o uso do software GeoGebra contribuiu para a consolidação da aprendizagem do papel que desempenham os coeficientes de uma função quadrática por meio de análise de gráficos produzidos com o software, e como a aula motivou os alunos para o estudo da Matemática. |
id |
IFES-1_942cc1bac7dfed78e468600ffd81637b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/515 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICASGeoGebraTecnologiaFunção quadráticaNeste relato de experiência em sala de aula, apresentamos o processo de utilização do software GeoGebra em uma sala de primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo das aulas foi contribuir para a compreensão do significado dos coeficientes das funções quadráticas, por parte dos alunos, por meio dos gráficos elaborados com o software. Além disso, foi nosso objetivo enquanto professora da turma nos desvencilhar do estigma da Matemática ser “matéria difícil”, associando a prática realizada a propostas inovadoras atreladas à tecnologia. Os resultados apresentados no texto se apoiaram na autoridade de autores que argumentam a favor de tecnologia associada à educação, como Yves De La Taille, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, George de Souza Alves e Adriana Benevides Soares, Raymond Duval e Silvia Dias Alcântara Machado, e discute sobre a importância de o professor dar sentido aos conteúdos que ministra, em especial, função quadrática. O estudo nos mostrou que o uso do software GeoGebra contribuiu para a consolidação da aprendizagem do papel que desempenham os coeficientes de uma função quadrática por meio de análise de gráficos produzidos com o software, e como a aula motivou os alunos para o estudo da Matemática. EDIFES2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51510.36524/saladeaula.v8i1.515Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 26-392316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/515/425Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaía , Lilian Kunzendorff Santos, Daniel Moreira dos 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/515Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.623418Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
title |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Baía , Lilian Kunzendorff GeoGebra Tecnologia Função quadrática |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS |
author |
Baía , Lilian Kunzendorff |
author_facet |
Baía , Lilian Kunzendorff Santos, Daniel Moreira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Daniel Moreira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baía , Lilian Kunzendorff Santos, Daniel Moreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra Tecnologia Função quadrática |
topic |
GeoGebra Tecnologia Função quadrática |
description |
Neste relato de experiência em sala de aula, apresentamos o processo de utilização do software GeoGebra em uma sala de primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo das aulas foi contribuir para a compreensão do significado dos coeficientes das funções quadráticas, por parte dos alunos, por meio dos gráficos elaborados com o software. Além disso, foi nosso objetivo enquanto professora da turma nos desvencilhar do estigma da Matemática ser “matéria difícil”, associando a prática realizada a propostas inovadoras atreladas à tecnologia. Os resultados apresentados no texto se apoiaram na autoridade de autores que argumentam a favor de tecnologia associada à educação, como Yves De La Taille, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, George de Souza Alves e Adriana Benevides Soares, Raymond Duval e Silvia Dias Alcântara Machado, e discute sobre a importância de o professor dar sentido aos conteúdos que ministra, em especial, função quadrática. O estudo nos mostrou que o uso do software GeoGebra contribuiu para a consolidação da aprendizagem do papel que desempenham os coeficientes de uma função quadrática por meio de análise de gráficos produzidos com o software, e como a aula motivou os alunos para o estudo da Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/515 10.36524/saladeaula.v8i1.515 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/515 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i1.515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/515/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 26-39 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025958137856 |