ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Lionilde Araujo da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Josina Maria Pontes, Pereira, Ricardo do Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926
Resumo: ABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school.
id IFES-1_c03304736c705742f49cb23c856ccff7
oai_identifier_str oai::article/926
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARSUtopiaEnsino Médio Integrado ao TécnicoEnsino de FilosofiaStar WarsEsperançaABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school.RESUMO: O artigo objetiva refletir sobre a utilização de obras utópicas, em especial a Saga Star Wars, como instrumento metodológico no Ensino Médio Integrado ao Técnico proposto pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobretudo no ensino de filosofia. Consideramos a ideia de esperança e como essa perpassa pelos conceitos de utopia e, também, de distopia e retrotopia. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico dialético, sendo os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica e análise textual e sócio-histórica de obras cinematográficas. Como resultado, a constatação de que a Saga Star Wars tem potencial pedagógico para o ensino de filosofia, baseado na proposta freiriana da ação-reflexão-ação no ensino médio integrado.EDIFES2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/92610.36524/profept.v5i3.926Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 31-562594-482710.36524/profept.v5i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926/974Copyright (c) 2021 Maria Lionilde Araujo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo do Santos Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Lionilde Araujo daRibeiro, Josina Maria Pontes Pereira, Ricardo do Santos2021-12-28T14:59:05Zoai::article/926Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:19.149792Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
title ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
spellingShingle ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
Silva, Maria Lionilde Araujo da
Utopia
Ensino Médio Integrado ao Técnico
Ensino de Filosofia
Star Wars
Esperança
title_short ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
title_full ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
title_fullStr ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
title_full_unstemmed ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
title_sort ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
author Silva, Maria Lionilde Araujo da
author_facet Silva, Maria Lionilde Araujo da
Ribeiro, Josina Maria Pontes
Pereira, Ricardo do Santos
author_role author
author2 Ribeiro, Josina Maria Pontes
Pereira, Ricardo do Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Lionilde Araujo da
Ribeiro, Josina Maria Pontes
Pereira, Ricardo do Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Utopia
Ensino Médio Integrado ao Técnico
Ensino de Filosofia
Star Wars
Esperança
topic Utopia
Ensino Médio Integrado ao Técnico
Ensino de Filosofia
Star Wars
Esperança
description ABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926
10.36524/profept.v5i3.926
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926
identifier_str_mv 10.36524/profept.v5i3.926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926/974
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 31-56
2594-4827
10.36524/profept.v5i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029720428544