ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926 |
Resumo: | ABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school. |
id |
IFES-1_c03304736c705742f49cb23c856ccff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/926 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARSUtopiaEnsino Médio Integrado ao TécnicoEnsino de FilosofiaStar WarsEsperançaABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school.RESUMO: O artigo objetiva refletir sobre a utilização de obras utópicas, em especial a Saga Star Wars, como instrumento metodológico no Ensino Médio Integrado ao Técnico proposto pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobretudo no ensino de filosofia. Consideramos a ideia de esperança e como essa perpassa pelos conceitos de utopia e, também, de distopia e retrotopia. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico dialético, sendo os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica e análise textual e sócio-histórica de obras cinematográficas. Como resultado, a constatação de que a Saga Star Wars tem potencial pedagógico para o ensino de filosofia, baseado na proposta freiriana da ação-reflexão-ação no ensino médio integrado.EDIFES2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/92610.36524/profept.v5i3.926Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 31-562594-482710.36524/profept.v5i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926/974Copyright (c) 2021 Maria Lionilde Araujo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo do Santos Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Lionilde Araujo daRibeiro, Josina Maria Pontes Pereira, Ricardo do Santos2021-12-28T14:59:05Zoai::article/926Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:19.149792Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
title |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
spellingShingle |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS Silva, Maria Lionilde Araujo da Utopia Ensino Médio Integrado ao Técnico Ensino de Filosofia Star Wars Esperança |
title_short |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
title_full |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
title_fullStr |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
title_full_unstemmed |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
title_sort |
ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS |
author |
Silva, Maria Lionilde Araujo da |
author_facet |
Silva, Maria Lionilde Araujo da Ribeiro, Josina Maria Pontes Pereira, Ricardo do Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Josina Maria Pontes Pereira, Ricardo do Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Lionilde Araujo da Ribeiro, Josina Maria Pontes Pereira, Ricardo do Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Utopia Ensino Médio Integrado ao Técnico Ensino de Filosofia Star Wars Esperança |
topic |
Utopia Ensino Médio Integrado ao Técnico Ensino de Filosofia Star Wars Esperança |
description |
ABSTRACT: The article aims do reflect upon the use of utopian works, in particular the Star Wars Saga, as a methodological tool in the Technician Integrated High School proposed by the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (EPT), especially in the teaching of philosophy. We considered the idea of hope and how it runs through the concepts of utopia and, also, dystopia and retrotopy. The research is anchored in dialectical historical materialism, the results were obtained through bibliographic research and textual and socio-historical analysis of cinematographic works. As a result, the finding that the Star Wars Saga has pedagogical potential for teaching philosophy, based on the freirian proposal of action-reflection-action in integrated high school. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926 10.36524/profept.v5i3.926 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v5i3.926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/926/974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 31-56 2594-4827 10.36524/profept.v5i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029720428544 |