INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1468 |
Resumo: | Como o ambiente físico educacional influencia na motivação e contribuição para o aprendizado, o estudo do comportamento nestes espaços permite avaliar como o “layout” do ambiente induz a forma de diálogo com os artefatos, permitindo planejamento e melhorias. Estudamos o padrão de interação dos visitantes em uma exposição, avaliando se houve incremento de aprendizagem. Utilizaram-se questionários e mapas conceituais para determinação dos conhecimentos prévios e posteriores, observação participante periférica e entrevistas. Os dados evidenciaram que o aumento de conhecimento não foi óbvio e que os conceitos não expressaram significado real. A exposição não motivou a busca de novos conhecimentos, funcionando como uma diversão passageira e a pouca interação dos alunos entre si e com os objetos privou o propósito acadêmico da visita. |
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INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOComo o ambiente físico educacional influencia na motivação e contribuição para o aprendizado, o estudo do comportamento nestes espaços permite avaliar como o “layout” do ambiente induz a forma de diálogo com os artefatos, permitindo planejamento e melhorias. Estudamos o padrão de interação dos visitantes em uma exposição, avaliando se houve incremento de aprendizagem. Utilizaram-se questionários e mapas conceituais para determinação dos conhecimentos prévios e posteriores, observação participante periférica e entrevistas. Os dados evidenciaram que o aumento de conhecimento não foi óbvio e que os conceitos não expressaram significado real. A exposição não motivou a busca de novos conhecimentos, funcionando como uma diversão passageira e a pouca interação dos alunos entre si e com os objetos privou o propósito acadêmico da visita.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1468Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 01 (2020): 2020 - 01 2236-215010.36524/dect.v10i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1468/838Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessd'Escoffier, Luiz NeyBraga, Marco2021-11-04T23:35:37Zoai::article/1468Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.839732Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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