ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Wesley Lima de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Vania Cristina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350
Resumo: Este texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. 
id IFGO-1_d80394dc7e26aaab29c15b3dc77ace28
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/350
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIALivro didático Ensino de História Colonização AméricaEste texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/35010.33837/msj.v1i6.350Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 12-16Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 12-162359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350/264Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Wesley Lima deSilva, Vania Cristina da2017-07-24T11:48:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/350Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2017-07-24T11:48:07Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
title ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Andrade, Wesley Lima de
Livro didático Ensino de História Colonização América
title_short ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
author Andrade, Wesley Lima de
author_facet Andrade, Wesley Lima de
Silva, Vania Cristina da
author_role author
author2 Silva, Vania Cristina da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Wesley Lima de
Silva, Vania Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático Ensino de História Colonização América
topic Livro didático Ensino de História Colonização América
description Este texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350
10.33837/msj.v1i6.350
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i6.350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 12-16
Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 12-16
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175651926016