ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350 |
Resumo: | Este texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. |
id |
IFGO-1_d80394dc7e26aaab29c15b3dc77ace28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/350 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIALivro didático Ensino de História Colonização AméricaEste texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/35010.33837/msj.v1i6.350Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 12-16Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 12-162359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350/264Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Wesley Lima deSilva, Vania Cristina da2017-07-24T11:48:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/350Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2017-07-24T11:48:07Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA Andrade, Wesley Lima de Livro didático Ensino de História Colonização América |
title_short |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_sort |
ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA |
author |
Andrade, Wesley Lima de |
author_facet |
Andrade, Wesley Lima de Silva, Vania Cristina da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vania Cristina da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Wesley Lima de Silva, Vania Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino de História Colonização América |
topic |
Livro didático Ensino de História Colonização América |
description |
Este texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350 10.33837/msj.v1i6.350 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i6.350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/350/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Vania Cristina da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 12-16 Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 12-16 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175651926016 |