ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/86 |
Resumo: | O ensino da Genética é considerado, muitas vezes, complexo pela forma tradicional como é tratado – memorização e transmissão de conhecimentos, métodos marcantes no ensino tradicional. Este trabalho apresenta alternativa lúdica ao ensino de Genética para alunos do 3º ano ensino médio de uma escola estadual do município de Sorriso, estado de Mato Grosso, por meio da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado “Ludo da Genética”, criado pelos autores e baseado no antigo jogo indiano de ludo Pachisi. Nessa metodologia, o aluno aprende com diversão e relaciona o conteúdo de forma mais curiosa e agradável, além de desenvolver o espírito esportivo saudavelmente. A pesquisa reúne elementos quali-quantitativos, utilizando como instrumento de coleta de dados, dois questionários semiestruturados, aplicados pré e pós jogo aos 98 alunos partícipes da proposta. Os resultados mostraram que o jogo teve boa aceitação pelo professor da disciplina e pelos alunos que o jogaram, considerando os índices de acertos obtidos nas respostas antes e após a aplicação do jogo. Entende-se que o jogo favoreceu a aquisição e internalização de conhecimentos, além de ter promovido lazer e alegria e que materiais didáticos lúdicos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino–aprendizagem, pois fortalecem e enriquecem o ato pedagógico. |
id |
IFMT_72fe13d5c59471bc78bfd984c72ce088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/86 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIOGenéticaJogos didáticosEnsinoO ensino da Genética é considerado, muitas vezes, complexo pela forma tradicional como é tratado – memorização e transmissão de conhecimentos, métodos marcantes no ensino tradicional. Este trabalho apresenta alternativa lúdica ao ensino de Genética para alunos do 3º ano ensino médio de uma escola estadual do município de Sorriso, estado de Mato Grosso, por meio da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado “Ludo da Genética”, criado pelos autores e baseado no antigo jogo indiano de ludo Pachisi. Nessa metodologia, o aluno aprende com diversão e relaciona o conteúdo de forma mais curiosa e agradável, além de desenvolver o espírito esportivo saudavelmente. A pesquisa reúne elementos quali-quantitativos, utilizando como instrumento de coleta de dados, dois questionários semiestruturados, aplicados pré e pós jogo aos 98 alunos partícipes da proposta. Os resultados mostraram que o jogo teve boa aceitação pelo professor da disciplina e pelos alunos que o jogaram, considerando os índices de acertos obtidos nas respostas antes e após a aplicação do jogo. Entende-se que o jogo favoreceu a aquisição e internalização de conhecimentos, além de ter promovido lazer e alegria e que materiais didáticos lúdicos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino–aprendizagem, pois fortalecem e enriquecem o ato pedagógico.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/8610.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-350Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-350Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-3502526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/86/45Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrösz, Liandra Cristine BellóAlmeida, Ronny Hudson Faria de2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/86Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Grösz, Liandra Cristine Belló Genética Jogos didáticos Ensino |
title_short |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
author |
Grösz, Liandra Cristine Belló |
author_facet |
Grösz, Liandra Cristine Belló Almeida, Ronny Hudson Faria de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ronny Hudson Faria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grösz, Liandra Cristine Belló Almeida, Ronny Hudson Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Genética Jogos didáticos Ensino |
topic |
Genética Jogos didáticos Ensino |
description |
O ensino da Genética é considerado, muitas vezes, complexo pela forma tradicional como é tratado – memorização e transmissão de conhecimentos, métodos marcantes no ensino tradicional. Este trabalho apresenta alternativa lúdica ao ensino de Genética para alunos do 3º ano ensino médio de uma escola estadual do município de Sorriso, estado de Mato Grosso, por meio da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado “Ludo da Genética”, criado pelos autores e baseado no antigo jogo indiano de ludo Pachisi. Nessa metodologia, o aluno aprende com diversão e relaciona o conteúdo de forma mais curiosa e agradável, além de desenvolver o espírito esportivo saudavelmente. A pesquisa reúne elementos quali-quantitativos, utilizando como instrumento de coleta de dados, dois questionários semiestruturados, aplicados pré e pós jogo aos 98 alunos partícipes da proposta. Os resultados mostraram que o jogo teve boa aceitação pelo professor da disciplina e pelos alunos que o jogaram, considerando os índices de acertos obtidos nas respostas antes e após a aplicação do jogo. Entende-se que o jogo favoreceu a aquisição e internalização de conhecimentos, além de ter promovido lazer e alegria e que materiais didáticos lúdicos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino–aprendizagem, pois fortalecem e enriquecem o ato pedagógico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/86 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/86/45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-350 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-350 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 336-350 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723456765952 |