O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470 |
Resumo: | A tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes. |
id |
IFPB-1_5bea1adeb962bd792c2577d96997be9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4470 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOAA tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes.Instituto Federal da Paraíba - IFPBBarbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/447010.18265/2526-2289v6n4p%pRevista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 83-1042526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470/1715https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1611https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1612https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1613https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1694https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1695Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-07T13:27:36Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4470Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-03-07T13:27:36Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
title |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
spellingShingle |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa |
title_short |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
title_full |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
title_fullStr |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
title_full_unstemmed |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
title_sort |
O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA |
author |
Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa |
author_facet |
Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa |
description |
A tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470 10.18265/2526-2289v6n4p%p |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v6n4p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470/1715 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1611 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1612 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1613 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1694 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 83-104 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892505108480 |