O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470
Resumo: A tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes.
id IFPB-1_5bea1adeb962bd792c2577d96997be9c
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4470
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOAA tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes.Instituto Federal da Paraíba - IFPBBarbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/447010.18265/2526-2289v6n4p%pRevista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 83-1042526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470/1715https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1611https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1612https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1613https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1694https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1695Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-07T13:27:36Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4470Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-03-07T13:27:36Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
title O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
spellingShingle O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa
title_short O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
title_full O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
title_fullStr O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
title_full_unstemmed O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
title_sort O USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA
author Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa
author_facet Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, José Elber Marques; IFPB - João Pessoa
description A tecnologia tem proporcionado mudanças e inovações múltiplas. Aplicações de tecnologia da informação passaram a promover mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que docentes busquem formas de usufruir dos benefícios proporcionados por essas transformações, e uma delas é a utilização de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Diante disso, o presente identificou a usabilidade da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino sob da percepção dos docentes do IFPB, Campus João Pessoa. A pesquisa de abordagem quantitativa de coleta e análise de dados, encaminhada para 380 docentes, focou nos que utilizavam o Moodle. A usabilidade da plataforma se mostrou em alta para a maioria dos sujeitos. Evidenciadas as percepções da facilidade e praticidade de manuseio e de aprendizado de funcionalidades do Moodle aplicadas ao ensino, da objetividade de criação de AVEA a partir do diário de classe no SUAP, de como a Ferramenta pode ser incluída como método de ensino-aprendizado, por permitir o desenvolvimento de aulas a distância e socialização de conhecimentos on-line. A percepção de compatibilidade do Moodle com a atividade docente ficou comprovada quando resguardada por um Suporte atuante, que torna o trabalho do professor efetivo, com benefícios para docentes e discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470
10.18265/2526-2289v6n4p%p
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v6n4p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4470/1715
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1611
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1612
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1613
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1694
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4470/1695
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 6, n. 4 (2021); 83-104
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892505108480