SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDAS E SERVIÇOS INTERNOS PARA AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR AUTOMOTIVO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4966 |
Resumo: | Diante do atual cenário competitivo, as organizações necessitam de ferramentas que as auxiliem tanto no planejamento como no controle organizacional. Desta necessidade, emerge a controladoria, um ramo do conhecimento ou área organizacional que visa, por meio da geração de informações relevantes, o controle e o apoio a gestão. Para gerar informações relevantes, a controladoria faz uso de sistemas de informação (SI) para que estas sejam íntegras e tempestivas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar se houve melhorias no controle de atividades e serviços voltados aos clientes internos do setor de controladoria por meio da utilização de um SI com foco no gerenciamento de demandas dos usuários internos, especificamente, o BMC Helix ITSM, em uma indústria do setor automotivo. Tendo como metodologia a aplicação de uma entrevista semiestruturada, verificou-se que a implantação do sistema trouxe ganhos consideráveis para o setor, principalmente no controle e no acompanhamento das atividades de atendimento, melhorias na produtividade, criando um ciclo de transferência de informações dos processos que envolvem os clientes internos. Portanto, o sistema atende as expectativas da controladoria, sendo possível visualizar outras oportunidades de ampliação na utilização desse sistema. |
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SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDAS E SERVIÇOS INTERNOS PARA AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR AUTOMOTIVODiante do atual cenário competitivo, as organizações necessitam de ferramentas que as auxiliem tanto no planejamento como no controle organizacional. Desta necessidade, emerge a controladoria, um ramo do conhecimento ou área organizacional que visa, por meio da geração de informações relevantes, o controle e o apoio a gestão. Para gerar informações relevantes, a controladoria faz uso de sistemas de informação (SI) para que estas sejam íntegras e tempestivas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar se houve melhorias no controle de atividades e serviços voltados aos clientes internos do setor de controladoria por meio da utilização de um SI com foco no gerenciamento de demandas dos usuários internos, especificamente, o BMC Helix ITSM, em uma indústria do setor automotivo. Tendo como metodologia a aplicação de uma entrevista semiestruturada, verificou-se que a implantação do sistema trouxe ganhos consideráveis para o setor, principalmente no controle e no acompanhamento das atividades de atendimento, melhorias na produtividade, criando um ciclo de transferência de informações dos processos que envolvem os clientes internos. Portanto, o sistema atende as expectativas da controladoria, sendo possível visualizar outras oportunidades de ampliação na utilização desse sistema.Instituto Federal da Paraíba - IFPBSilva, Lucas Luís de Oliveira; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)Mota, Joaes dos Santos Oliveira; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)Serafim, Alex de Oliveira; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)Ceolin, Alessandra Carla; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/496610.18265/2526-2289v6n2p85-109Revista Gestão e Organizações; v. 6, n. 2 (2021); 85-1092526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4966/1707https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4966/2065https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4966/2563https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4966/2564Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T14:39:50Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4966Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2021-06-18T14:39:50Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
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