GESTÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO IFPB: UMA ANÁLISE DA TRAMITAÇÃO NAS COORDENAÇÕES DE CURSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daví de Sousa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Ana Cristina Alves de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6651
Resumo: O IFPB utiliza os processos administrativos como ferramenta de gestão do ensino. A partir do ano de 2020 a instituição vem passando por uma modificação administrativa através da inserção dos processos eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição e análise quantitativa da tramitação de processos administrativos no âmbito do IFPB na busca de encontrar possíveis gargalos na tramitação dos processos da área de ensino e analisar o impacto da inserção dos processos eletrônicos. A metodologia caracterizou-se, quanto ao tipo como pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e corte transversal. Sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, um levantamento documental e uma análise quantitativa dos dados dos processos. A inclusão dos processos eletrônicos na instituição aumentou a efetividade de finalização de processos. É notória a transição entre o volume de processos físicos para um maior número de processos eletrônicos, e que para continuar avançando neste sentido, a liberação da abertura de processos eletrônicos por alunos menores de idade é um passo importante. Foram identificados alguns processos que possuem tempo de finalização elevado. Enquanto limitações do estudo, apontamos a impossibilidade de elencar, de fato, quais os fatores levam a lentidão na tramitação de alguns tipos de processos.
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