UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Hugo Isídio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luz, André de Paula Rêgo Graciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054
Resumo: A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.
id IFPB-1_fd57a9fa655334a272ccc4e4125040e0
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/1054
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOSA aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.Instituto Federal da Paraíba - IFPBGomes da Silva, Hugo IsídioLuz, André de Paula Rêgo Graciano2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/105410.18265/2526-2289v1n1p%pRevista Gestão e Organizações; v. 1, n. 1 (2016)2526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054/589Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-14T03:27:44Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/1054Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2017-01-14T03:27:44Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
title UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
Gomes da Silva, Hugo Isídio
title_short UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
title_full UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
author Gomes da Silva, Hugo Isídio
author_facet Gomes da Silva, Hugo Isídio
Luz, André de Paula Rêgo Graciano
author_role author
author2 Luz, André de Paula Rêgo Graciano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Hugo Isídio
Luz, André de Paula Rêgo Graciano
description A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054
10.18265/2526-2289v1n1p%p
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v1n1p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054/589
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 1, n. 1 (2016)
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892860575744