UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054 |
Resumo: | A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido. |
id |
IFPB-1_fd57a9fa655334a272ccc4e4125040e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/1054 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOSA aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.Instituto Federal da Paraíba - IFPBGomes da Silva, Hugo IsídioLuz, André de Paula Rêgo Graciano2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/105410.18265/2526-2289v1n1p%pRevista Gestão e Organizações; v. 1, n. 1 (2016)2526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054/589Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-14T03:27:44Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/1054Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2017-01-14T03:27:44Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
title |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS Gomes da Silva, Hugo Isídio |
title_short |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
title_full |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
title_sort |
UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS |
author |
Gomes da Silva, Hugo Isídio |
author_facet |
Gomes da Silva, Hugo Isídio Luz, André de Paula Rêgo Graciano |
author_role |
author |
author2 |
Luz, André de Paula Rêgo Graciano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Hugo Isídio Luz, André de Paula Rêgo Graciano |
description |
A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054 10.18265/2526-2289v1n1p%p |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v1n1p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/1054/589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 1, n. 1 (2016) 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892860575744 |