Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574 |
Resumo: | RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo. |
id |
IFPB_212a22e6bb4d413316d1291645cc8eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2574 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA2022-10-31T20:46:46Z2022-10-31T20:46:46Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-24T19:17:59Z No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T20:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T20:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?cursos t?cnicosinterven??o pedag?gicafarm?ciamedicamentosuso racionalProposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?ciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf244131http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/1/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf1f0a4bbf0e0316e3513765052201195cMD51LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf224808http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/2/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf3f573d6ea5046beba83726ad7d1378adMD52177683/25742022-10-31 17:46:46.307oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2574Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T20:46:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
title |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
spellingShingle |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA cursos t?cnicos interven??o pedag?gica farm?cia medicamentos uso racional |
title_short |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
title_full |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
title_fullStr |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
title_full_unstemmed |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
title_sort |
Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia |
author |
OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA |
author_facet |
OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cursos t?cnicos interven??o pedag?gica farm?cia medicamentos uso racional |
topic |
cursos t?cnicos interven??o pedag?gica farm?cia medicamentos uso racional |
description |
RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T20:46:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T20:46:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/1/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/2/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446270291968 |