Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574
Resumo: RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo.
id IFPB_212a22e6bb4d413316d1291645cc8eca
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2574
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA2022-10-31T20:46:46Z2022-10-31T20:46:46Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-24T19:17:59Z No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T20:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T20:46:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 244131 bytes, checksum: 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c (MD5) LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdf: 224808 bytes, checksum: 3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?cursos t?cnicosinterven??o pedag?gicafarm?ciamedicamentosuso racionalProposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?ciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf244131http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/1/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf1f0a4bbf0e0316e3513765052201195cMD51LUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfLUCAS DE LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf224808http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/2/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf3f573d6ea5046beba83726ad7d1378adMD52177683/25742022-10-31 17:46:46.307oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2574Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T20:46:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
title Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
spellingShingle Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA
cursos t?cnicos
interven??o pedag?gica
farm?cia
medicamentos
uso racional
title_short Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
title_full Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
title_fullStr Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
title_full_unstemmed Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
title_sort Proposta de interven??o pedag?gica na educa??o profissional: Uma abordagem no uso racional de medicamentos no curso T?cnico em Farm?cia
author OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA
author_facet OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, LUCAS DE LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv cursos t?cnicos
interven??o pedag?gica
farm?cia
medicamentos
uso racional
topic cursos t?cnicos
interven??o pedag?gica
farm?cia
medicamentos
uso racional
description RESUMO A farm?cia ? um ambiente que visa ? venda de medicamentos, por?m ? relevante entender que a automedica??o ou o pr?prio uso irracional de medicamentos pode causar eventos adversos, efeitos colaterais e rea??es adversas relacionadas a eles. Partindo deste pressuposto, identifica-se a possibilidade de utilizar a interven??o pedag?gica nos Cursos T?cnicos em sa?de, especificamente no Curso T?cnico em Farm?cia, pois este, al?m de qualificar o aluno no trato di?rio com medicamentos, deve tamb?m possibilitar o entendimento de seus benef?cios e malef?cios do seu uso. Nesse sentido, este trabalho buscou descrever uma proposta de interven??o pedag?gica para uma turma do quarto per?odo do Curso T?cnico em Farm?cia (CTF), com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre o uso racional de medicamentos ao p?blico, promovendo uma orienta??o adequada sobre a sua utiliza??o por meio da realiza??o de uma oficina. Logo, como resultados se espera que os discentes desse Curso compreendam sobre o uso racional dos medicamentos, tendo em vista ser o principal foco do aluno do Curso T?cnico em Farm?cia quando come?ar a exercer suas atividades de trabalho, para que, assim, possam atuar de forma qualificada no mercado de trabalho, j? que est? cada dia mais competitivo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T20:46:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T20:46:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/1/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2574/2/LUCAS+DE+LIMA+OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f0a4bbf0e0316e3513765052201195c
3f573d6ea5046beba83726ad7d1378ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446270291968