O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aniele de Mac?do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1068
Resumo: As pesquisas envoltas do bilinguismo para surdos v?m ganhando ?nfase no meio acad?mico, uma vez que se faz necess?rio o desenvolvimento de um olhar significativo que vise ?s necessidades desses sujeitos. Para tanto, o presente artigo tem como principal objetivo analisar a exist?ncia do bilinguismo na educa??o de surdos desenvolvida no munic?pio de Alagoinha-PB. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa de cunho bibliogr?fico e documental. O corpus dessa pesquisa est? constitu?do por uma coleta de dados auxiliada por um question?rio adquirido com a Secretaria de Educa??o do munic?pio. Fundamentamos nosso texto nos estudos dos autores McCleary (2009), Farias-Nascimento (2003) e Quadros (2005), que nos auxiliaram nas discuss?es referentes ? conceitua??o e ? abordagem do bilinguismo na educa??o para surdos, al?m de utilizarmos os documentos normativos que tratam sobre a Libras e o ensino da L2, para complementar nossa base te?rica. Recorremos, ainda, aos ensaios dos autores Dam?zio (2007), Perlin & Strobel (2014) e Sperb & Thoma (2012), para embasar as an?lises e discuss?es acerca da abordagem do tema em quest?o. Os resultados obtidos apontam para a falta de visibilidade do aluno surdo no munic?pio de Alagoinha-PB, uma vez que n?o h? uma estrutura voltada para o desenvolvimento de uma educa??o bil?ngue, que preconize o ensino da Libras como L1 e da L?ngua Portuguesa como L2, uma vez que s?o aspectos importantes para a forma??o identit?ria e cultural do surdo, para que ele venha a se inserir e contribuir no meio social.
id IFPB_24d51c79da9448e82e1a1ef7b58db54c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1068
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Aniele de Mac?do2020-12-15T13:39:24Z2020-12-15T13:39:24Z2020-11-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1068As pesquisas envoltas do bilinguismo para surdos v?m ganhando ?nfase no meio acad?mico, uma vez que se faz necess?rio o desenvolvimento de um olhar significativo que vise ?s necessidades desses sujeitos. Para tanto, o presente artigo tem como principal objetivo analisar a exist?ncia do bilinguismo na educa??o de surdos desenvolvida no munic?pio de Alagoinha-PB. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa de cunho bibliogr?fico e documental. O corpus dessa pesquisa est? constitu?do por uma coleta de dados auxiliada por um question?rio adquirido com a Secretaria de Educa??o do munic?pio. Fundamentamos nosso texto nos estudos dos autores McCleary (2009), Farias-Nascimento (2003) e Quadros (2005), que nos auxiliaram nas discuss?es referentes ? conceitua??o e ? abordagem do bilinguismo na educa??o para surdos, al?m de utilizarmos os documentos normativos que tratam sobre a Libras e o ensino da L2, para complementar nossa base te?rica. Recorremos, ainda, aos ensaios dos autores Dam?zio (2007), Perlin & Strobel (2014) e Sperb & Thoma (2012), para embasar as an?lises e discuss?es acerca da abordagem do tema em quest?o. Os resultados obtidos apontam para a falta de visibilidade do aluno surdo no munic?pio de Alagoinha-PB, uma vez que n?o h? uma estrutura voltada para o desenvolvimento de uma educa??o bil?ngue, que preconize o ensino da Libras como L1 e da L?ngua Portuguesa como L2, uma vez que s?o aspectos importantes para a forma??o identit?ria e cultural do surdo, para que ele venha a se inserir e contribuir no meio social.Submitted by marta feitosa (martaceliafeitosa@yahoo.com.br) on 2020-12-14T20:14:53Z No. of bitstreams: 1 O BILINGUISMO NA EDUCA??O DE SURDOS NO MUNIC?PIO DE ALAGOINHA-PB- Aniele de Mac?do Silva.pdf: 471341 bytes, checksum: 31fa1a3cc384a3a641275844ca9ccaae (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-12-15T13:39:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O BILINGUISMO NA EDUCA??O DE SURDOS NO MUNIC?PIO DE ALAGOINHA-PB- Aniele de Mac?do Silva.pdf: 471341 bytes, checksum: 31fa1a3cc384a3a641275844ca9ccaae (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-15T13:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O BILINGUISMO NA EDUCA??O DE SURDOS NO MUNIC?PIO DE ALAGOINHA-PB- Aniele de Mac?do Silva.pdf: 471341 bytes, checksum: 31fa1a3cc384a3a641275844ca9ccaae (MD5) Previous issue date: 2020-11-03BilinguismoEduca??o de surdos ? Alagoinha/PBSurdosL?ngua Brasileira de Sinais - LIBRAS.L?ngua portuguesaO bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigoIFPBORIGINALO BILINGUISMO NA EDUCA??O DE SURDOS NO MUNIC?PIO DE ALAGOINHA-PB- Aniele de Mac?do Silva.pdfO BILINGUISMO NA EDUCA??O DE SURDOS NO MUNIC?PIO DE ALAGOINHA-PB- Aniele de Mac?do Silva.pdfapplication/pdf471341http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1068/1/O+BILINGUISMO+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+DE+SURDOS+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+ALAGOINHA-PB-+Aniele+de+Mac%C3%AAdo+Silva.pdf31fa1a3cc384a3a641275844ca9ccaaeMD51177683/10682020-12-15 10:39:24.165oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-12-15T13:39:24Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
title O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
spellingShingle O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
Silva, Aniele de Mac?do
Bilinguismo
Educa??o de surdos ? Alagoinha/PB
Surdos
L?ngua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
L?ngua portuguesa
title_short O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
title_full O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
title_fullStr O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
title_full_unstemmed O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
title_sort O bilinguismo na educa??o de surdos no munic?pio de Alagoinha-PB
author Silva, Aniele de Mac?do
author_facet Silva, Aniele de Mac?do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aniele de Mac?do
dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo
Educa??o de surdos ? Alagoinha/PB
Surdos
L?ngua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
L?ngua portuguesa
topic Bilinguismo
Educa??o de surdos ? Alagoinha/PB
Surdos
L?ngua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
L?ngua portuguesa
description As pesquisas envoltas do bilinguismo para surdos v?m ganhando ?nfase no meio acad?mico, uma vez que se faz necess?rio o desenvolvimento de um olhar significativo que vise ?s necessidades desses sujeitos. Para tanto, o presente artigo tem como principal objetivo analisar a exist?ncia do bilinguismo na educa??o de surdos desenvolvida no munic?pio de Alagoinha-PB. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa de cunho bibliogr?fico e documental. O corpus dessa pesquisa est? constitu?do por uma coleta de dados auxiliada por um question?rio adquirido com a Secretaria de Educa??o do munic?pio. Fundamentamos nosso texto nos estudos dos autores McCleary (2009), Farias-Nascimento (2003) e Quadros (2005), que nos auxiliaram nas discuss?es referentes ? conceitua??o e ? abordagem do bilinguismo na educa??o para surdos, al?m de utilizarmos os documentos normativos que tratam sobre a Libras e o ensino da L2, para complementar nossa base te?rica. Recorremos, ainda, aos ensaios dos autores Dam?zio (2007), Perlin & Strobel (2014) e Sperb & Thoma (2012), para embasar as an?lises e discuss?es acerca da abordagem do tema em quest?o. Os resultados obtidos apontam para a falta de visibilidade do aluno surdo no munic?pio de Alagoinha-PB, uma vez que n?o h? uma estrutura voltada para o desenvolvimento de uma educa??o bil?ngue, que preconize o ensino da Libras como L1 e da L?ngua Portuguesa como L2, uma vez que s?o aspectos importantes para a forma??o identit?ria e cultural do surdo, para que ele venha a se inserir e contribuir no meio social.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T13:39:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T13:39:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1068
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1068/1/O+BILINGUISMO+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+DE+SURDOS+NO+MUNIC%C3%8DPIO+DE+ALAGOINHA-PB-+Aniele+de+Mac%C3%AAdo+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31fa1a3cc384a3a641275844ca9ccaae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660434284019712