Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585 |
Resumo: | A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la. |
id |
IFPB_6e7ee1ee504611fc38c10975ce0f19fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2585 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes2022-11-16T10:18:32Z2022-11-16T10:18:32Z2022-10-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2022-11-16T10:18:32Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 781796 bytes, checksum: cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6 (MD5) autoriza??o.pdf: 124203 bytes, checksum: deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-16T10:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 781796 bytes, checksum: cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6 (MD5) autoriza??o.pdf: 124203 bytes, checksum: deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-30Ensino de qu?micaExperimenta??o JouleDid?ticaTermodin?mica qu?micaExperimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf781796http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/1/TCC.pdfcf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6MD51autoriza??o.pdfautoriza??o.pdfapplication/pdf124203http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/2/autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfdeba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4MD52177683/25852022-11-16 07:18:32.793oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-16T10:18:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
title |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
spellingShingle |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes Ensino de qu?mica Experimenta??o Joule Did?tica Termodin?mica qu?mica |
title_short |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
title_full |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
title_fullStr |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
title_full_unstemmed |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
title_sort |
Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis |
author |
CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes |
author_facet |
CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de qu?mica Experimenta??o Joule Did?tica Termodin?mica qu?mica |
topic |
Ensino de qu?mica Experimenta??o Joule Did?tica Termodin?mica qu?mica |
description |
A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-16T10:18:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-16T10:18:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/1/TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/2/autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6 deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446314332160 |