Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585
Resumo: A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la.
id IFPB_6e7ee1ee504611fc38c10975ce0f19fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2585
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes2022-11-16T10:18:32Z2022-11-16T10:18:32Z2022-10-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2022-11-16T10:18:32Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 781796 bytes, checksum: cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6 (MD5) autoriza??o.pdf: 124203 bytes, checksum: deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-16T10:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 781796 bytes, checksum: cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6 (MD5) autoriza??o.pdf: 124203 bytes, checksum: deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-30Ensino de qu?micaExperimenta??o JouleDid?ticaTermodin?mica qu?micaExperimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf781796http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/1/TCC.pdfcf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6MD51autoriza??o.pdfautoriza??o.pdfapplication/pdf124203http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/2/autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfdeba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4MD52177683/25852022-11-16 07:18:32.793oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-16T10:18:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
title Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
spellingShingle Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes
Ensino de qu?mica
Experimenta??o Joule
Did?tica
Termodin?mica qu?mica
title_short Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
title_full Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
title_fullStr Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
title_full_unstemmed Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
title_sort Experimentos em f?sico-qu?mica utilizando materiais alternativos: equival?ncia calor-trabalho e processos revers?veis
author CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes
author_facet CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Jos? Teuvino Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Experimenta??o Joule
Did?tica
Termodin?mica qu?mica
topic Ensino de qu?mica
Experimenta??o Joule
Did?tica
Termodin?mica qu?mica
description A Qu?mica ? uma ci?ncia de car?ter experimental e a dificuldade em realizar experimentos nas salas de aula de diversos n?veis de ensino ? comumente citada por discentes e pesquisadores do ensino em ci?ncias. Outra dificuldade persistente relacionada ao ensino de Qu?mica ? o pr?prio uso da linguagem, uma vez que muitos termos que s?o de uso cotidiano na l?ngua portuguesa possuem significados distintos ou apenas aproximados quanto inseridos no contexto cient?fico. No presente trabalho prop?e-se a elabora??o de dois experimentos did?ticos de car?ter demonstrativo utilizando materiais alternativos em sua produ??o. No primeiro, que visa adaptar o famoso experimento de Joule da equival?ncia calor e trabalho, um motor de corrente cont?nua reutilizado foi aplicado para girar uma h?lice pl?stica no interior de um recipiente contendo ?gua, fazendo-a elevar sua temperatura em 1?C no per?odo de 15 minutos. O segundo experimento foi desenvolvido para simular um processo revers?vel aproximado no contexto da termodin?mica. A ?gua no interior de um recipiente foi aquecida por um aquecedor el?trico, ligado em intervalos de tempo regulares de poucos segundos; a energia ent?o foi transferida para a ?gua em um recipiente de alum?nio de maneira extremamente lenta e, a cada passo, o equil?brio t?rmico foi atingido. Embora os experimentos realizados apresentem um forte car?ter qualitativo, eles podem ser utilizados para demonstrar a diferencia??o entre processos irrevers?veis e revers?veis no contexto e na linguagem cient?fica pr?pria da Termodin?mica Qu?mica, bem como aprofundar-se no entendimento da energia e as maneiras de transferi-la.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-16T10:18:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-16T10:18:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/1/TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2585/2/autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf392a157920e98af2ed74e415fcb6a6
deba97648590d83d6f9c5c8b1cb92aa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446314332160