A proposta da libras como disciplina nos PPCs dos cursos de licenciatura da rede federal de educa??o profissional, cient?fica e tecnol?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Paula Roberta Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3884
Resumo: A fim de garantir a capacita??o de professores para atuar no atendimento ?s necessidades educacionais tanto de alunos ouvintes quanto de alunos surdos, a Lei n. 10.436/2002 e seu Decreto regulamentador n. 5.626/05 determinam que os sistemas educacionais, de forma geral, devem incluir o ensino de Libras como componente curricular nos cursos de forma??o de professores (licenciaturas), de forma??o em Educa??o Especial, de Fonoaudiologia e de Magist?rio em todas as institui??es de ensino p?blicas e privadas do pa?s. Objetivo: Refletir sobre como os Projetos Pedag?gicos dos Cursos de licenciatura dos Institutos Federais (IFs) de ensino t?m, desde 2013, inserido a Libras como disciplina integrante de seus curr?culos. Metodologia: Foi utilizada a abordagem descritiva, a partir da realiza??o de uma pesquisa qualitativa segundo as t?cnicas de pesquisa bibliogr?fica e documental. Para a sele??o dos PPCs, foram adotados crit?rios de sele??o por contexto e autores por meio de uma revis?o integrativa no portal e-MEC. A amostra final foi composta de 39 PPCs. Resultados: 100% dos PPCs analisados preveem ao menos uma disciplina obrigat?ria espec?fica de Libras em suas respectivas grades curriculares. Considera??es Finais: Apesar de todos os PPCs analisados preverem uma disciplina obrigat?ria de Libras em seus curr?culos, cumprindo, assim, com o estabelecido em lei, esta previs?o se mostrou bastante vari?vel entre os cursos e institui??es, principalmente em rela??o ? quantidade de disciplinas previstas para a mat?ria, carga hor?ria, semestre em que seriam ministradas, conte?dos program?ticos, objetivos e outros aspectos que, por falta de previs?o legal, s?o decididos segundo a discricionariedade de quem elabora esses documentos.
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