Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Claudia dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Shenia Drielly Farias da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659
Resumo: A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.
id IFPB_c2a8cc988b4a154a565d22c61552c863
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/659
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Alves, Ana Claudia dos SantosSilva, Shenia Drielly Farias da2019-06-06T16:27:43Z2019-06-06T16:27:43Z2017-10-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-06-06T16:27:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-06-06T16:27:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-06T16:27:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5) Previous issue date: 2017-10-19Educa??o AmbientalHortas EscolaresMeio AmbienteGest?o AmbientalPr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Tecnologia em Gest?o AmbientalIFPBORIGINALTCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdfTCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdfapplication/pdf3929778http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/659/1/TCC+-+Ana+C%C3%A1udia+dos+Santos+Alves+e+Shenia+Drielly+Farias+da+Silva+.pdfce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425dMD51177683/6592019-06-06 13:27:43.462oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/659Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-06-06T16:27:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
title Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
spellingShingle Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
Alves, Ana Claudia dos Santos
Educa??o Ambiental
Hortas Escolares
Meio Ambiente
Gest?o Ambiental
title_short Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
title_full Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
title_fullStr Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
title_full_unstemmed Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
title_sort Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
author Alves, Ana Claudia dos Santos
author_facet Alves, Ana Claudia dos Santos
Silva, Shenia Drielly Farias da
author_role author
author2 Silva, Shenia Drielly Farias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Claudia dos Santos
Silva, Shenia Drielly Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Ambiental
Hortas Escolares
Meio Ambiente
Gest?o Ambiental
topic Educa??o Ambiental
Hortas Escolares
Meio Ambiente
Gest?o Ambiental
description A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T16:27:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-06T16:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/659/1/TCC+-+Ana+C%C3%A1udia+dos+Santos+Alves+e+Shenia+Drielly+Farias+da+Silva+.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660432209936384