Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659 |
Resumo: | A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista. |
id |
IFPB_c2a8cc988b4a154a565d22c61552c863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/659 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Ana Claudia dos SantosSilva, Shenia Drielly Farias da2019-06-06T16:27:43Z2019-06-06T16:27:43Z2017-10-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-06-06T16:27:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-06-06T16:27:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-06T16:27:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdf: 3929778 bytes, checksum: ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d (MD5) Previous issue date: 2017-10-19Educa??o AmbientalHortas EscolaresMeio AmbienteGest?o AmbientalPr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Tecnologia em Gest?o AmbientalIFPBORIGINALTCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdfTCC - Ana C?udia dos Santos Alves e Shenia Drielly Farias da Silva .pdfapplication/pdf3929778http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/659/1/TCC+-+Ana+C%C3%A1udia+dos+Santos+Alves+e+Shenia+Drielly+Farias+da+Silva+.pdfce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425dMD51177683/6592019-06-06 13:27:43.462oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/659Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-06-06T16:27:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
title |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
spellingShingle |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB Alves, Ana Claudia dos Santos Educa??o Ambiental Hortas Escolares Meio Ambiente Gest?o Ambiental |
title_short |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
title_full |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
title_fullStr |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
title_sort |
Pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no Munic?pio Jo?o Pessoa/PB |
author |
Alves, Ana Claudia dos Santos |
author_facet |
Alves, Ana Claudia dos Santos Silva, Shenia Drielly Farias da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Shenia Drielly Farias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Claudia dos Santos Silva, Shenia Drielly Farias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Ambiental Hortas Escolares Meio Ambiente Gest?o Ambiental |
topic |
Educa??o Ambiental Hortas Escolares Meio Ambiente Gest?o Ambiental |
description |
A horta constitui uma pr?tica educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crian?as tenham um contato com a natureza e sua transforma??o. ? uma maneira de reproduzir de gera??o a gera??o uma nova cultura urbana, voltada ?s quest?es ambientais. Visto a import?ncia desta tem?tica, este trabalho busca analisar as diferentes pr?ticas relativas ? horta em duas escolas e duas creches do munic?pio de Jo?o Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo prop?sito (de implantar a horta), varia de uma institui??o para outra. O mecanismo utilizado para constru??o do trabalho foi a aplica??o de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro institui??es de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o m?todo de interpreta??o de dados, o m?todo de an?lise de conte?do. Para a apresenta??o dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimens?es, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participa??o estudantil e a participa??o da comunidade. A respeito da dimens?o do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo prov?m do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimens?o da produtividade nota- se que a produtividade est? mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necess?rias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimens?o da participa??o estudantil ? importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e compet?ncias. E na dimens?o da participa??o da comunidade no que se diz respeito ?s hortas, a contribui??o da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colabora??o ? mais proveitosa de forma pr?tica, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que s?o diversas as pr?ticas de ensino a partir de hortas escolares no munic?pio Jo?o Pessoa/PB, levando-se em considera??o a forma como ? feita a administra??o da horta, pois sua implanta??o e a manuten??o vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espa?o ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta ? um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transforma??o no que se diz respeito a sua alimenta??o, no seu comportamento e na sua mentalidade. Al?m disso, as hortas t?m o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degrada??o ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-06T16:27:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-06T16:27:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/659/1/TCC+-+Ana+C%C3%A1udia+dos+Santos+Alves+e+Shenia+Drielly+Farias+da+Silva+.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce2f2b8ec572e0a7275aa29ff8ae425d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660432209936384 |