Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria da Concei??o Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483
Resumo: Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor.
id IFPB_c8e9f16769b7ba1f777b864fb515886e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1483
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima, Maria da Concei??o Silva2021-06-17T20:10:42Z2021-06-17T20:10:42Z2021-05-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor.Submitted by amanna peixoto (amanna.peixoto@ifpb.edu.br) on 2021-06-16T09:18:18Z No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2021-06-17T20:10:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-17T20:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdf: 2700418 bytes, checksum: c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e (MD5) Previous issue date: 2021-05-28Gest?o por ProcessosGerenciamento de Processos de Neg?ciosIndicadores de desempenhoGest?o de servi?os p?blicosMais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMaria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdfMaria da Concei??o Silva Lima - Mais valor em processos organizacionais.pdfapplication/pdf2700418http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1483/1/Maria+da+Concei%C3%A7%C3%A3o+Silva+Lima+-+Mais+valor+em+processos+organizacionais.pdfc2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9eMD51177683/14832021-06-17 17:10:42.359oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-17T20:10:42Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
title Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
spellingShingle Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
Lima, Maria da Concei??o Silva
Gest?o por Processos
Gerenciamento de Processos de Neg?cios
Indicadores de desempenho
Gest?o de servi?os p?blicos
title_short Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
title_full Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
title_fullStr Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
title_full_unstemmed Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
title_sort Mais valor em processos organizacionais: um estudo anal?tico no servi?o de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal
author Lima, Maria da Concei??o Silva
author_facet Lima, Maria da Concei??o Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria da Concei??o Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gest?o por Processos
Gerenciamento de Processos de Neg?cios
Indicadores de desempenho
Gest?o de servi?os p?blicos
topic Gest?o por Processos
Gerenciamento de Processos de Neg?cios
Indicadores de desempenho
Gest?o de servi?os p?blicos
description Ao longo do tempo, as empresas v?m mudando suas estrat?gias procurando se adaptar, migrando dos princ?pios tradicionais para uma vis?o voltada por processos, procurando fazer o alinhamento dos seus valores essenciais com o valor esperado pelo cliente. No entanto, no que concerne ?s institui??es p?blicas esse desafio adaptativo ? ainda maior diante da press?o por cortes de or?amentos, manuten??o do desempenho e solucionar suas disfun??es, aliado ao fato que seus procedimentos sofrem restri??es por leis e diretrizes, al?m de ter um escopo maior (uma infinidade de partes interessadas). Diante dessa realidade, este estudo objetivou avaliar os principais ganhos e benef?cios alcan?ados pelo setor de produ??o gr?fica de uma institui??o de ensino p?blico federal, a partir da modelagem de seu processo de requisi??o de servi?os, utilizando metodologia de gerenciamento de processos, com linguagem BPMN. O estudo de caso, delineou-se como uma pesquisa aplicada, por procurar propor solu??es para os problemas identificados no processo analisado; qualitativa, pela natureza dos seus dados, descritiva, por descrever as etapas do modelos atual e futuro, por ser uma pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista com o dono do processo e observacional. Com a modelagem do processo atual identificou-se problemas no m?todo e de comunica??o entre os atores do processo, a partir da?, redesenhou-se um modelo futuro, inserindo um sistema de informa??o, automatizando atividades, propondo outras a??es corretivas e sugerindo indicadores de desempenho. Assim, buscou-se oferecer um servi?o de solicita??o de servi?os ao setor de Produ??o Gr?fica, mais consistente, transparente, com mais credibilidade perante aos usu?rios do sistema, por se sentirem atendidos com o oferecimento de um atendimento mais veloz, flex?vel, responsivo, cort?s e eficaz, aspectos ?positivos e desej?veis pelo seu p?blico-alvo? ? valor.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-17T20:10:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-17T20:10:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1483/1/Maria+da+Concei%C3%A7%C3%A3o+Silva+Lima+-+Mais+valor+em+processos+organizacionais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2418cf69c6ba9d9a137d94dde3dca9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660428553551872