A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2807 |
Resumo: | Compreender como o espa?o geogr?fico se organiza, se regulamenta e se estrutura, interpretando como os fen?menos ocorrem nesses espa?os ? objeto de an?lise da Geografia. Dentre as in?meras saberes produzidos pela Geografia, a Cartografia ? uma das que mais se destaca pela possibilidade de abrang?ncia do seu uso, nos mais variados campos do conhecimento e saber. E com o avan?o de novas tecnologias e ferramentas de processamento de dados, a Cartografia assumiu novos pap?is e alcan?ou novos patamares na vida das pessoas. Com isso, essa proposta de interven??o visa contribuir para a constru??o de conhecimentos e saberes na forma??o de alunos-cidad?os atrav?s do ensino da ci?ncia geogr?fica, com ?nfase no uso da Cartografia, para os estudantes da Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede p?blica de ensino das cidades de Corumb? ? MS, cidade que est? localizada na fronteira oeste brasileira, divisa com a Bol?via. Para isto, definiu-se que a metodologia desta atividade de interven??o ser? de car?ter aplicada com a abordagem do problema de forma qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso, com o enfoque de pesquisa explorat?ria, j? que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn?-lo expl?cito ou a construir hip?teses (GIL, 2008). Ao final do ano letivo, espera-se que os concluintes obtenham al?m da titula??o dos m?dulos que estavam matriculados na Educa??o de Jovens e Adultos (EJA), possuam alternativa profissional com o uso dos conhecimentos de geotecnologias, lhe permitindo o acesso ao mercado de trabalho e renda, ampliando as suas possibilidades de emancipa??o econ?mica. |
id |
IFPB_e5a05ecccf8c4e50ee395bb1de4de4be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2807 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
S?, RAFAEL ROCHA2023-03-07T19:07:15Z2023-03-07T19:07:15Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2807Compreender como o espa?o geogr?fico se organiza, se regulamenta e se estrutura, interpretando como os fen?menos ocorrem nesses espa?os ? objeto de an?lise da Geografia. Dentre as in?meras saberes produzidos pela Geografia, a Cartografia ? uma das que mais se destaca pela possibilidade de abrang?ncia do seu uso, nos mais variados campos do conhecimento e saber. E com o avan?o de novas tecnologias e ferramentas de processamento de dados, a Cartografia assumiu novos pap?is e alcan?ou novos patamares na vida das pessoas. Com isso, essa proposta de interven??o visa contribuir para a constru??o de conhecimentos e saberes na forma??o de alunos-cidad?os atrav?s do ensino da ci?ncia geogr?fica, com ?nfase no uso da Cartografia, para os estudantes da Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede p?blica de ensino das cidades de Corumb? ? MS, cidade que est? localizada na fronteira oeste brasileira, divisa com a Bol?via. Para isto, definiu-se que a metodologia desta atividade de interven??o ser? de car?ter aplicada com a abordagem do problema de forma qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso, com o enfoque de pesquisa explorat?ria, j? que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn?-lo expl?cito ou a construir hip?teses (GIL, 2008). Ao final do ano letivo, espera-se que os concluintes obtenham al?m da titula??o dos m?dulos que estavam matriculados na Educa??o de Jovens e Adultos (EJA), possuam alternativa profissional com o uso dos conhecimentos de geotecnologias, lhe permitindo o acesso ao mercado de trabalho e renda, ampliando as suas possibilidades de emancipa??o econ?mica.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-06T17:36:12Z No. of bitstreams: 2 TCC Rafae S?.pdf: 572080 bytes, checksum: 50d58e9ac72a4037f77e69ecede24919 (MD5) RI Rafae S?.pdf: 248717 bytes, checksum: 0a71281495f9ca20438c631a658c9dbb (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-03-07T19:07:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Rafae S?.pdf: 572080 bytes, checksum: 50d58e9ac72a4037f77e69ecede24919 (MD5) RI Rafae S?.pdf: 248717 bytes, checksum: 0a71281495f9ca20438c631a658c9dbb (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-07T19:07:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Rafae S?.pdf: 572080 bytes, checksum: 50d58e9ac72a4037f77e69ecede24919 (MD5) RI Rafae S?.pdf: 248717 bytes, checksum: 0a71281495f9ca20438c631a658c9dbb (MD5) Previous issue date: 2022-06-27n?o h?educa??o geogr?fica; educa??o jovens e adultos; cartografia; proposta de interven??oA CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de especializa??oIFPBORIGINALTCC Rafae S?.pdfTCC Rafae S?.pdfapplication/pdf572080http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2807/1/TCC+Rafae+S%C3%A1.pdf50d58e9ac72a4037f77e69ecede24919MD51RI Rafae S?.pdfRI Rafae S?.pdfapplication/pdf248717http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2807/2/RI+Rafae+S%C3%A1.pdf0a71281495f9ca20438c631a658c9dbbMD52177683/28072023-03-07 16:07:15.716oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2807Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-07T19:07:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
title |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
spellingShingle |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS S?, RAFAEL ROCHA educa??o geogr?fica; educa??o jovens e adultos; cartografia; proposta de interven??o |
title_short |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
title_full |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
title_fullStr |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
title_full_unstemmed |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
title_sort |
A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVEN??O PARA O ENSINO T?CNICO EM CORUMB? ? MS |
author |
S?, RAFAEL ROCHA |
author_facet |
S?, RAFAEL ROCHA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
S?, RAFAEL ROCHA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o geogr?fica; educa??o jovens e adultos; cartografia; proposta de interven??o |
topic |
educa??o geogr?fica; educa??o jovens e adultos; cartografia; proposta de interven??o |
description |
Compreender como o espa?o geogr?fico se organiza, se regulamenta e se estrutura, interpretando como os fen?menos ocorrem nesses espa?os ? objeto de an?lise da Geografia. Dentre as in?meras saberes produzidos pela Geografia, a Cartografia ? uma das que mais se destaca pela possibilidade de abrang?ncia do seu uso, nos mais variados campos do conhecimento e saber. E com o avan?o de novas tecnologias e ferramentas de processamento de dados, a Cartografia assumiu novos pap?is e alcan?ou novos patamares na vida das pessoas. Com isso, essa proposta de interven??o visa contribuir para a constru??o de conhecimentos e saberes na forma??o de alunos-cidad?os atrav?s do ensino da ci?ncia geogr?fica, com ?nfase no uso da Cartografia, para os estudantes da Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede p?blica de ensino das cidades de Corumb? ? MS, cidade que est? localizada na fronteira oeste brasileira, divisa com a Bol?via. Para isto, definiu-se que a metodologia desta atividade de interven??o ser? de car?ter aplicada com a abordagem do problema de forma qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso, com o enfoque de pesquisa explorat?ria, j? que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn?-lo expl?cito ou a construir hip?teses (GIL, 2008). Ao final do ano letivo, espera-se que os concluintes obtenham al?m da titula??o dos m?dulos que estavam matriculados na Educa??o de Jovens e Adultos (EJA), possuam alternativa profissional com o uso dos conhecimentos de geotecnologias, lhe permitindo o acesso ao mercado de trabalho e renda, ampliando as suas possibilidades de emancipa??o econ?mica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T19:07:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-07T19:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2807 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2807/1/TCC+Rafae+S%C3%A1.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2807/2/RI+Rafae+S%C3%A1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50d58e9ac72a4037f77e69ecede24919 0a71281495f9ca20438c631a658c9dbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447684820992 |