Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Francisco Jos? Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079
Resumo: Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar.
id IFPB_e83dd7b45dbd803ea4fdcd41a00cb2c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3079
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Dantas, Francisco Jos? Vieira2023-08-11T11:14:28Z2023-08-11T11:14:28Z2023-06-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-08-11T11:14:08Z No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-08-11T11:14:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T11:14:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5) Previous issue date: 2023-06-05Educa??o financeiraEduca??o b?sicaOr?amento familiarEnsino de matem?ticaContribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfTCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfapplication/pdf523207http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/2/TCC+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96bMD52TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfTERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfapplication/pdf215119http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/1/TERMO+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6MD51177683/30792023-08-14 16:03:53.042oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-14T19:03:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
title Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
spellingShingle Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
Dantas, Francisco Jos? Vieira
Educa??o financeira
Educa??o b?sica
Or?amento familiar
Ensino de matem?tica
title_short Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
title_full Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
title_fullStr Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
title_full_unstemmed Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
title_sort Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
author Dantas, Francisco Jos? Vieira
author_facet Dantas, Francisco Jos? Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Francisco Jos? Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o financeira
Educa??o b?sica
Or?amento familiar
Ensino de matem?tica
topic Educa??o financeira
Educa??o b?sica
Or?amento familiar
Ensino de matem?tica
description Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T11:14:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T11:14:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/2/TCC+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/1/TERMO+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b
1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449459011584