A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonôra Késia Libório
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293
Resumo: A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de tópicos de Física de Partículas, utilizando uma abordagem gamificada com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A intervenção foi realizada no contexto de um minicurso online, utilizando-se a narrativa de Alice no País das Maravilhas, com duração de trinta horas, com dezesseis estudantes. Ao final desse processo foi possível observar que a incorporação das TDIC à gamificação resultou em um método viável e promissor para o ensino e a aprendizagem significativa de Física.
id IFPE_74b6a64ab69e850397688d959fb26363
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/293
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2021-06-01T13:59:29Z2021-06-01T13:59:29Z2021-03-31https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de tópicos de Física de Partículas, utilizando uma abordagem gamificada com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A intervenção foi realizada no contexto de um minicurso online, utilizando-se a narrativa de Alice no País das Maravilhas, com duração de trinta horas, com dezesseis estudantes. Ao final desse processo foi possível observar que a incorporação das TDIC à gamificação resultou em um método viável e promissor para o ensino e a aprendizagem significativa de Física.Gamification in the educational context can provide, for both the teacher and the student, greater engagement and motivation, thus contributing to the teaching and learning process. This article aims to report the development of a didactic intervention for the teaching of Particle Physics topics, using a gamified approach with the support of Digital Information and Communication Technologies (DICT). The intervention was carried out in the context of an online mini-course, using the narrative of Alice in Wonderland, lasting thirty hours, with sixteen students. At the end of this process, it was possible to observe that the incorporation of DICT into gamification resulted in a viable and promising method for teaching and meaningful learning Physics.30 p.ALVES, Lynn Rosalina Gama. Games e educação: a construção de novos significados. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 225-236, 2008. Disponível em: <https://grupos.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/855093/mod_data/content/4270/1245-T exto%20do%20Artigo-3405-1-10-20120928.pdf> Acesso em: 22 jan. 2021. ARAGÃO, Maria José. História da Física. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 224 p. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br> Acesso em: 8 fev. 2021. BUSATTO, Cassiano Zolet; SILVA, Júpiter Cirilio da Roza; PANSERA JUNIOR, Necleto; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio. O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista Ciatec-Upf, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 104-115, 17 jul. 2018. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.8388. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Carlos_Samudio_Perez/publication/333076410 _O_ENSINO_DE_FISICA_MODERNA_E_CONTEMPORANEA_NA_EDUCACAO_B ASICA_CONTEUDOS_TRABALHADOS_PELOS_DOCENTES/links/5e921e0c299bf 1307991444b/O-ENSINO-DE-FISICA-MODERNA-E-CONTEMPORANEA-NA-EDUC ACAO-BASICA-CONTEUDOS-TRABALHADOS-PELOS-DOCENTES.pdf> Acesso em: 02 fev. 2021. COSTA, A. C. S.; MARCHIORI, P. Z. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 44-65, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p44-65. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89912> Acesso em: 18 jan. 2021. COSTA, Thiago Machado da; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. GAMIFICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MODELAGEM DE PROBLEMAS FÍSICOS. Experiências em Ensino de Ciências, Brasília - DF, ano 2016, v. 11, n. 2, p. 60 - 105, Ago 2016. DOI ISSN 1982-2413. Disponível em: <https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID311/v11_n2_a2016.pdf> Acesso em: 31 ago. 2020. FARDO, Marcelo Luis. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Renote, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 1-9, 5 ago. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629/26409> Acesso em: 18 jan. 2021. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: óptica e física moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. v.4. HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. rev. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p. KLOCK, Ana Carolina Tomé; CARVALHO, Mayco Farias de; ROSA, Brayan Eduardo; GASPARINI, Isabela. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Renote, Joinville - Sc, v. 12, n. 2, p. 1-10, 15 fev. 2015. Semanal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.53496. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/53496/33013> Acesso em: 18 jan. 2021. LOPES, César V. M; MARTINS, Roberto de Andrade. J. J. THOMSON E O USO DE ANALOGIAS PARA EXPLICAR OS MODELOS ATÔMICOS: O ‘PUDIM DE PASSAS’ NOS LIVROS TEXTO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco .fae.ufmg.br/cd/pdfs/1682.pdf> Acesso em: 01 mar. 2021. MOREIRA, Marco Antônio. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf>. Acesso em 21 nov. 2020. MOREIRA, Marco Antônio. Partículas e Interações. Física na Escola, Porto Alegre - Rs, v. 5, n. 2, p. 10-14, 2004. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a03.pdf> Acesso em: 23 nov. 2020. NASCIMENTO, Robson Raabi do; NASCIMENTO, Pricylla Santos Cavalcante do. GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA: O QUE FALAM AS PESQUISAS. Revista Vivências em Ensino de Ciências, Recife, v. 2, ed. 3a, p. 168-176, 2018. DOI 2595 - 7597. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/download/239740/31313> Acesso em: 3 set. 2020. NEVES, Isa Beatriz da Cruz (Org.). Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Jogos Digitais e Aprendizagem – Brasília, DF: MEC, 2014. 26p. Disponível em: <http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br/hypermedia_files/live/jogos_digi tais_e_aprendizagem/pagina-11.html>. Acesso em: 18 fev. 2021. OGAWA, Aline Nunes; MAGALHÃES, Gabriel Galdino; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. Renote, Joinville - Sc, v. 13, n. 2, p. 1-10, 7 jan. 2016. Semanal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.61453. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/61453/36338> Acesso em: 18 jan. 2021. RAMALHO JR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES; Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física. 10. ed. São Paulo. Moderna, 2009. SALES, Gilvandenys Leite; CUNHA, Joana Laysa Lima; GONÇALVES, Alexandra Joca; SILVA, João Batista da; SANTOS, Rubens Lopes dos. Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 45-52, 1 jul. 2017. IFCE. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1181. Disponível em: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181> Acesso em: 01 set. 2020. SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais:: Design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/1029/709> Acesso em: 19 jan. 2021. SILVA, João Carlos Lima e. USO DE GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. REFAS: Revista da FATEC Zona Sul, [S. L.], v. 1, n. 2, p. 19-31, fev. 2015. Quadrimestral. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/12/46> Acesso em: 19 jan. 2021. SILVA, André Coelho da; FORTUNATO, Ivan. A GAMIFICAÇÃO APLICADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TRÊS OPÇÕES METODOLÓGICAS. E-Mosaicos, [S.L.], v. 9, n. 20, p. 61-81, 4 abr. 2020. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. <http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44414. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/download/44414/3 3121> Acesso em: 20 jan. 2021. SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo - SP, ano 2019, v. 41, n. 4, 18 abr. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400502 &tlng=pt> Acesso em: 30 ago. 2020. SILVA, J. B. da; ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R. de; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.780-791.838. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838>. Acesso em: 11 out. 2020. SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física. Tecnia, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 105-121, fev. 2018. ISSN 2526-2130. Disponível em: <http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/172>. Acesso em: 31 ago. 2020. Citação (Silva & Sales, 2017) ou (SILVA E SALES, 2017) VALADARES, Jorge. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO TEORIA CONSTRUTIVISTA. Aprendizagem Significativa em Revista, [S. L.], v. 1, n. 1, p. 36-57, 2011. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID4/v1_n1_a2011.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALAprendizagemFísica de PartículasGamificaçãoTecnologiaA gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSouto, Thiago Vinicius Sousahttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633Tavares, Magda Cristina Pedrozahttp://lattes.cnpq.br/9772869666291565Lima, Andreza Maria deSilva, Oberlan dahttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595http://lattes.cnpq.br/5470594003764583http://lattes.cnpq.br/9506586162797450Rocha, Leonôra Késia LibórioBrasilPesqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdfA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdfapplication/pdf3372479https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/1/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf2f862b024b66099d9d6ba803f7e616fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdf.txtA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdf.txtExtracted texttext/plain94885https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/3/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf.txt9ac353b8af10b2d50921218bca0bdfb9MD53THUMBNAILA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdf.jpgA gamificação no ensino de física relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas_Leonora Késia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8584https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/4/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf.jpg37b5edd01d30958e44f31ab8e9d48acfMD54123456789/2932022-04-20 11:19:52.825oai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-04-20T14:19:52Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
title A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
spellingShingle A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
Rocha, Leonôra Késia Libório
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Aprendizagem
Física de Partículas
Gamificação
Tecnologia
title_short A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
title_full A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
title_fullStr A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
title_full_unstemmed A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
title_sort A gamificação no ensino de física: relato de um minicurso online sobre tópicos de física de partículas.
author Rocha, Leonôra Késia Libório
author_facet Rocha, Leonôra Késia Libório
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9491708141334633
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tavares, Magda Cristina Pedroza
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9772869666291565
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Oberlan da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4210991882759595
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5470594003764583
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9506586162797450
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leonôra Késia Libório
contributor_str_mv Souto, Thiago Vinicius Sousa
Tavares, Magda Cristina Pedroza
Lima, Andreza Maria de
Silva, Oberlan da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Aprendizagem
Física de Partículas
Gamificação
Tecnologia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Física de Partículas
Gamificação
Tecnologia
description A gamificação no contexto educacional pode proporcionar, tanto para o professor quanto para o aluno, maior engajamento e motivação, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de tópicos de Física de Partículas, utilizando uma abordagem gamificada com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A intervenção foi realizada no contexto de um minicurso online, utilizando-se a narrativa de Alice no País das Maravilhas, com duração de trinta horas, com dezesseis estudantes. Ao final desse processo foi possível observar que a incorporação das TDIC à gamificação resultou em um método viável e promissor para o ensino e a aprendizagem significativa de Física.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-01T13:59:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-01T13:59:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv ALVES, Lynn Rosalina Gama. Games e educação: a construção de novos significados. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 225-236, 2008. Disponível em: <https://grupos.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/855093/mod_data/content/4270/1245-T exto%20do%20Artigo-3405-1-10-20120928.pdf> Acesso em: 22 jan. 2021. ARAGÃO, Maria José. História da Física. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 224 p. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br> Acesso em: 8 fev. 2021. BUSATTO, Cassiano Zolet; SILVA, Júpiter Cirilio da Roza; PANSERA JUNIOR, Necleto; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio. O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista Ciatec-Upf, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 104-115, 17 jul. 2018. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.8388. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Carlos_Samudio_Perez/publication/333076410 _O_ENSINO_DE_FISICA_MODERNA_E_CONTEMPORANEA_NA_EDUCACAO_B ASICA_CONTEUDOS_TRABALHADOS_PELOS_DOCENTES/links/5e921e0c299bf 1307991444b/O-ENSINO-DE-FISICA-MODERNA-E-CONTEMPORANEA-NA-EDUC ACAO-BASICA-CONTEUDOS-TRABALHADOS-PELOS-DOCENTES.pdf> Acesso em: 02 fev. 2021. COSTA, A. C. S.; MARCHIORI, P. Z. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 44-65, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p44-65. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89912> Acesso em: 18 jan. 2021. COSTA, Thiago Machado da; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. GAMIFICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MODELAGEM DE PROBLEMAS FÍSICOS. Experiências em Ensino de Ciências, Brasília - DF, ano 2016, v. 11, n. 2, p. 60 - 105, Ago 2016. DOI ISSN 1982-2413. Disponível em: <https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID311/v11_n2_a2016.pdf> Acesso em: 31 ago. 2020. FARDO, Marcelo Luis. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Renote, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 1-9, 5 ago. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629/26409> Acesso em: 18 jan. 2021. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: óptica e física moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. v.4. HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. rev. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p. KLOCK, Ana Carolina Tomé; CARVALHO, Mayco Farias de; ROSA, Brayan Eduardo; GASPARINI, Isabela. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Renote, Joinville - Sc, v. 12, n. 2, p. 1-10, 15 fev. 2015. Semanal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.53496. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/53496/33013> Acesso em: 18 jan. 2021. LOPES, César V. M; MARTINS, Roberto de Andrade. J. J. THOMSON E O USO DE ANALOGIAS PARA EXPLICAR OS MODELOS ATÔMICOS: O ‘PUDIM DE PASSAS’ NOS LIVROS TEXTO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco .fae.ufmg.br/cd/pdfs/1682.pdf> Acesso em: 01 mar. 2021. MOREIRA, Marco Antônio. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf>. Acesso em 21 nov. 2020. MOREIRA, Marco Antônio. Partículas e Interações. Física na Escola, Porto Alegre - Rs, v. 5, n. 2, p. 10-14, 2004. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a03.pdf> Acesso em: 23 nov. 2020. NASCIMENTO, Robson Raabi do; NASCIMENTO, Pricylla Santos Cavalcante do. GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA: O QUE FALAM AS PESQUISAS. Revista Vivências em Ensino de Ciências, Recife, v. 2, ed. 3a, p. 168-176, 2018. DOI 2595 - 7597. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/download/239740/31313> Acesso em: 3 set. 2020. NEVES, Isa Beatriz da Cruz (Org.). Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Jogos Digitais e Aprendizagem – Brasília, DF: MEC, 2014. 26p. Disponível em: <http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br/hypermedia_files/live/jogos_digi tais_e_aprendizagem/pagina-11.html>. Acesso em: 18 fev. 2021. OGAWA, Aline Nunes; MAGALHÃES, Gabriel Galdino; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. Renote, Joinville - Sc, v. 13, n. 2, p. 1-10, 7 jan. 2016. Semanal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.61453. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/61453/36338> Acesso em: 18 jan. 2021. RAMALHO JR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES; Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física. 10. ed. São Paulo. Moderna, 2009. SALES, Gilvandenys Leite; CUNHA, Joana Laysa Lima; GONÇALVES, Alexandra Joca; SILVA, João Batista da; SANTOS, Rubens Lopes dos. Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 45-52, 1 jul. 2017. IFCE. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1181. Disponível em: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181> Acesso em: 01 set. 2020. SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais:: Design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/1029/709> Acesso em: 19 jan. 2021. SILVA, João Carlos Lima e. USO DE GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. REFAS: Revista da FATEC Zona Sul, [S. L.], v. 1, n. 2, p. 19-31, fev. 2015. Quadrimestral. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/12/46> Acesso em: 19 jan. 2021. SILVA, André Coelho da; FORTUNATO, Ivan. A GAMIFICAÇÃO APLICADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TRÊS OPÇÕES METODOLÓGICAS. E-Mosaicos, [S.L.], v. 9, n. 20, p. 61-81, 4 abr. 2020. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. <http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44414. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/download/44414/3 3121> Acesso em: 20 jan. 2021. SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo - SP, ano 2019, v. 41, n. 4, 18 abr. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400502 &tlng=pt> Acesso em: 30 ago. 2020. SILVA, J. B. da; ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R. de; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.780-791.838. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838>. Acesso em: 11 out. 2020. SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física. Tecnia, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 105-121, fev. 2018. ISSN 2526-2130. Disponível em: <http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/172>. Acesso em: 31 ago. 2020. Citação (Silva & Sales, 2017) ou (SILVA E SALES, 2017) VALADARES, Jorge. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO TEORIA CONSTRUTIVISTA. Aprendizagem Significativa em Revista, [S. L.], v. 1, n. 1, p. 36-57, 2011. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID4/v1_n1_a2011.pdf> Acesso em: 21 jan. 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 p.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pesqueira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/1/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/2/license.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/3/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf.txt
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/293/4/A%20gamifica%c3%a7%c3%a3o%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20relato%20de%20um%20minicurso%20online%20sobre%20t%c3%b3picos%20de%20f%c3%adsica%20de%20part%c3%adculas_Leonora%20K%c3%a9sia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f862b024b66099d9d6ba803f7e616fb
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
9ac353b8af10b2d50921218bca0bdfb9
37b5edd01d30958e44f31ab8e9d48acf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1801503701215477760