Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1262 |
Resumo: | Pensar em pedagogia da alternância exige um aprofundamento sobre os conceitos, origens e políticas da educação do campo promovida em escolas que não estão compreendidas nos espaços urbanos, incluindo as comunidades quilombolas, ribeirinhas, pesqueiras, indígenas e rurais e de assentamentos proveniente da reforma agrária. Para o Estado, preocupado com a contenção rápida do êxodo, a educação promovida no campo deve reproduzir os conhecimentos urbano-centrados como um referencial. Para os povos do campo, a educação deve ser contextualizada com a própria realidade, como forma de valorização da cultura, identidade e dos conhecimentos ancestrais. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar as potencialidades da abordagem metodológica da pedagogia da alternância e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do campo, com ênfase no ensino das ciências, compreendendo, ainda, a articulação com CTSA na construção de uma consciência da responsabilidade social, pessoal e coletiva, cultural e ambiental no enfrentamento de problemas da comunidade. A metodologia utilizada nessa pesquisa, de caráter qualitativo, se apoiou na análise dos marcos legais e de documentos oficiais que tratam sobre a educação do campo e a Pedagogia da Alternância que, associada à pesquisa bibliográfica, possibilitassem identificar, resumidamente, o estado da arte das categorias conceituais estudadas, estabelecendo como modus operandi a leitura prévia, de caráter exploratório, seguida de uma leitura seletiva do material selecionado entre os que mais se adequavam ao tema deste estudo. Os resultados obtidos permitem considerar que abordar as questões dentro do currículo de ciências que dialoguem com as vivências dos estudantes, constitui o desafio que as escolas, especificamente as do campo, enfrentam, pois contextualizar de forma interdisciplinar constantemente, exige formação inicial e continuada para os docentes, além de vínculo com a comunidade em que atuam. É diante desse contexto, a partir das características únicas para o atendimento da população do campo, que a Alternância surge, englobando os espaços não só de produção, mas também da organização, valorização e comunicação, a partir da escola, família e comunidade, respeitando todos os saberes socioculturais construídos e transmitidos e contribuindo efetivamente para emancipação dos povos do campo |
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2024-04-02T03:45:06Z2024-04-02T03:45:06Z2019-12-27BATISTA, Larissa Hayannyelly Costa. Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2019.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1262Pensar em pedagogia da alternância exige um aprofundamento sobre os conceitos, origens e políticas da educação do campo promovida em escolas que não estão compreendidas nos espaços urbanos, incluindo as comunidades quilombolas, ribeirinhas, pesqueiras, indígenas e rurais e de assentamentos proveniente da reforma agrária. Para o Estado, preocupado com a contenção rápida do êxodo, a educação promovida no campo deve reproduzir os conhecimentos urbano-centrados como um referencial. Para os povos do campo, a educação deve ser contextualizada com a própria realidade, como forma de valorização da cultura, identidade e dos conhecimentos ancestrais. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar as potencialidades da abordagem metodológica da pedagogia da alternância e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do campo, com ênfase no ensino das ciências, compreendendo, ainda, a articulação com CTSA na construção de uma consciência da responsabilidade social, pessoal e coletiva, cultural e ambiental no enfrentamento de problemas da comunidade. 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É diante desse contexto, a partir das características únicas para o atendimento da população do campo, que a Alternância surge, englobando os espaços não só de produção, mas também da organização, valorização e comunicação, a partir da escola, família e comunidade, respeitando todos os saberes socioculturais construídos e transmitidos e contribuindo efetivamente para emancipação dos povos do campoTo think of “Pedagogy of Alternation” demands to go deep into the concepts, origins and politics of rural education that have been developed in schools that are not located in urban spaces but in those including “quilombola”, riverside, fishing, indigenous, rural communities and other communities which emerge from agrarian reform settlements. On one hand, for the government concerned with a fast restraint on rural exodus rural education should reproduce urban-centered knowledge as a framework. On the other hand, for the people living in rural areas education must be contextualized with reality itself, as a way of valuing their culture, identity and ancestral knowledge. Hence, the purpose of this work is to examine the potentialities of the methodological approach of the Alternation Pedagogy and its contributions to the teaching-learning process of students who attend school in rural areas, with special focus on Science teaching and articulation with STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach in building an awareness of social, personal and collective, cultural and environmental responsibility in addressing community problems. The methodology used in this work was of qualitative character and based on the analysis of the legal frameworks and official documents dealing with rural education and the Pedagogy of Alternation that, together with a bibliographic research, made it possible to identify, briefly, the state of the art of the conceptual categories involved in the study, establishing, as modus operandi, a previous reading of the literature on the theme. The results points that addressing issues within the science curriculum which dialogue with students' experiences constitutes the challenge that schools, specifically those in rural areas, face, since contextualizing in an interdisciplinary approach requires initial and continuing education for teachers as well as a link with the community in which they work. In the light of this, from the unique experience of providing assistance to rural population, that the Alternation emerges, encompassing the spaces not only of production, but also of the organization, valorization and communication, with the school, the family and the community as a starting point, respecting all the socio- cultural knowledge constructed and transmitted and effectively contributing to the emancipation of the rural peoples93 p.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPedagogia da alternânciaEnsino de ciênciasEducação ruralEducação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAgostinho, Ana Alice Freirehttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180Agostinho, Ana Alice FreireAzevedo, Jardiene Manuela Santos da SilvaAlves, Jaquelinehttp//lattes.cnpq.br/1916952958095180htttp//lattes.cnpq.br/9629474795925589http://lattes.cnpq.br/2553941852497543http://lattes.cnpq.br/2990897251660965Batista, Larissa Hayannyelly CostaBrasilBarreirosporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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