ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonus, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia, Isaia, Sílvia Maria, Lopes Grigolo, Thaise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde.
id IFRN-3_02ed2a206f156e2b527dd9cf1eec5f28
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1757
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTEconhecimento específicodesenvolvimento docentedocência superior.Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/175710.15628/holos.2015.1757HOLOS; v. 2 (2015); 224-2341807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757/pdf_181Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonus, DanielaHolanda Tavares Battistel, Amara LuciaIsaia, Sílvia MariaLopes Grigolo, Thaise2022-05-01T20:26:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1757Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
title ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
spellingShingle ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Tonus, Daniela
conhecimento específico
desenvolvimento docente
docência superior.
title_short ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
title_full ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
title_fullStr ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
title_full_unstemmed ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
title_sort ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
author Tonus, Daniela
author_facet Tonus, Daniela
Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia
Isaia, Sílvia Maria
Lopes Grigolo, Thaise
author_role author
author2 Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia
Isaia, Sílvia Maria
Lopes Grigolo, Thaise
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonus, Daniela
Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia
Isaia, Sílvia Maria
Lopes Grigolo, Thaise
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento específico
desenvolvimento docente
docência superior.
topic conhecimento específico
desenvolvimento docente
docência superior.
description Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757
10.15628/holos.2015.1757
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757/pdf_181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2015); 224-234
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620136927232