FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, João Kaio Cavalcante de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albino, Giovana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193
Resumo: A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino:  a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.
id IFRN-3_0ee4bcc569c567f332ab1d12e8746d91
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3193
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINARFormação docenteConcepções de EnsinoLicenciandos.A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino:  a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/319310.15628/holos.2015.3193HOLOS; v. 5 (2015); 231-2411807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193/1149Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, João Kaio Cavalcante deAlbino, Giovana Gomes2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3193Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
Morais, João Kaio Cavalcante de
Formação docente
Concepções de Ensino
Licenciandos.
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
author Morais, João Kaio Cavalcante de
author_facet Morais, João Kaio Cavalcante de
Albino, Giovana Gomes
author_role author
author2 Albino, Giovana Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, João Kaio Cavalcante de
Albino, Giovana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Concepções de Ensino
Licenciandos.
topic Formação docente
Concepções de Ensino
Licenciandos.
description A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino:  a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193
10.15628/holos.2015.3193
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2015); 231-241
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621428772864