FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193 |
Resumo: | A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino: a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula. |
id |
IFRN-3_0ee4bcc569c567f332ab1d12e8746d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3193 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINARFormação docenteConcepções de EnsinoLicenciandos.A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino: a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/319310.15628/holos.2015.3193HOLOS; v. 5 (2015); 231-2411807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193/1149Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, João Kaio Cavalcante deAlbino, Giovana Gomes2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3193Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR Morais, João Kaio Cavalcante de Formação docente Concepções de Ensino Licenciandos. |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR |
author |
Morais, João Kaio Cavalcante de |
author_facet |
Morais, João Kaio Cavalcante de Albino, Giovana Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Albino, Giovana Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, João Kaio Cavalcante de Albino, Giovana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Concepções de Ensino Licenciandos. |
topic |
Formação docente Concepções de Ensino Licenciandos. |
description |
A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino: a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193 10.15628/holos.2015.3193 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.3193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3193/1149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2015); 231-241 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621428772864 |