Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marise Nogueira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6976
Resumo: O artigo analisa a política de avaliação em larga escala da educação básica no Brasil, problematizando a diferença de desempenho de estudantes das redes públicas e privadas, e no interior da primeira, com destaque para a rede federal de educação profissional e tecnológica.  O curso da análise segue três eixos. O primeiro situa as políticas de avaliação educacional em larga escala face às influências da globalização na educação em nosso país, reconhecendo que, mesmo não perdendo por completo sua autonomia, os estados nacionais de capitalismo dependente se alinham às tendências internacionais. O segundo eixo discute tais avaliações no Ensino Médio, apresentando dados sobre quem são os participantes do Enem, com o intuito de verificar possíveis determinações socioeconômicas dos respectivos desempenhos. Finalmente, demonstra alguns parâmetros de qualidade do ensino que podem explicar as diferenças de desempenhos, confrontando-os com metas e estratégias do Plano Nacional de Educação que visam a melhoria dessa qualidade. Verifica-se o quanto a política educacional está subordinada às avaliações de larga escala e conclui-se sobre a possível inviabilidade de mudanças significativas desse quadro face ao novo regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional n. 95/2016.
id IFRN-3_1d23227844e1e928ea307174da7c999f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6976
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?Educação profissionalEnsino MédioeducaçãoO artigo analisa a política de avaliação em larga escala da educação básica no Brasil, problematizando a diferença de desempenho de estudantes das redes públicas e privadas, e no interior da primeira, com destaque para a rede federal de educação profissional e tecnológica.  O curso da análise segue três eixos. O primeiro situa as políticas de avaliação educacional em larga escala face às influências da globalização na educação em nosso país, reconhecendo que, mesmo não perdendo por completo sua autonomia, os estados nacionais de capitalismo dependente se alinham às tendências internacionais. O segundo eixo discute tais avaliações no Ensino Médio, apresentando dados sobre quem são os participantes do Enem, com o intuito de verificar possíveis determinações socioeconômicas dos respectivos desempenhos. Finalmente, demonstra alguns parâmetros de qualidade do ensino que podem explicar as diferenças de desempenhos, confrontando-os com metas e estratégias do Plano Nacional de Educação que visam a melhoria dessa qualidade. Verifica-se o quanto a política educacional está subordinada às avaliações de larga escala e conclui-se sobre a possível inviabilidade de mudanças significativas desse quadro face ao novo regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional n. 95/2016.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/697610.15628/holos.2018.6976HOLOS; v. 2 (2018); 449-4591807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6976/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Marise Nogueira2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6976Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
title Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
spellingShingle Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
Ramos, Marise Nogueira
Educação profissional
Ensino Médio
educação
title_short Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
title_full Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
title_fullStr Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
title_full_unstemmed Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
title_sort Ensino Médio na Rede Federal e nas Redes Estaduais: por que os estudantes alcançam resultados diferentes nas avaliações de larga escala?
author Ramos, Marise Nogueira
author_facet Ramos, Marise Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marise Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Ensino Médio
educação
topic Educação profissional
Ensino Médio
educação
description O artigo analisa a política de avaliação em larga escala da educação básica no Brasil, problematizando a diferença de desempenho de estudantes das redes públicas e privadas, e no interior da primeira, com destaque para a rede federal de educação profissional e tecnológica.  O curso da análise segue três eixos. O primeiro situa as políticas de avaliação educacional em larga escala face às influências da globalização na educação em nosso país, reconhecendo que, mesmo não perdendo por completo sua autonomia, os estados nacionais de capitalismo dependente se alinham às tendências internacionais. O segundo eixo discute tais avaliações no Ensino Médio, apresentando dados sobre quem são os participantes do Enem, com o intuito de verificar possíveis determinações socioeconômicas dos respectivos desempenhos. Finalmente, demonstra alguns parâmetros de qualidade do ensino que podem explicar as diferenças de desempenhos, confrontando-os com metas e estratégias do Plano Nacional de Educação que visam a melhoria dessa qualidade. Verifica-se o quanto a política educacional está subordinada às avaliações de larga escala e conclui-se sobre a possível inviabilidade de mudanças significativas desse quadro face ao novo regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional n. 95/2016.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6976
10.15628/holos.2018.6976
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6976
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.6976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6976/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2018); 449-459
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624185479168