Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903 |
Resumo: | A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico. |
id |
IFRN-3_3ca6a82364c1c43d42fdc55aef55be4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6903 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaçoEducação InfantilConceito de espaçoCiência geográficaAtuação docenteEspontaneísmoA pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903HOLOS; v. 3 (2018); 272-2881807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPieper, Carmen IsabelGhiggi, GomercindoChaves, Priscila Monteiro2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6903Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
title |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
spellingShingle |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço Pieper, Carmen Isabel Educação Infantil Conceito de espaço Ciência geográfica Atuação docente Espontaneísmo |
title_short |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
title_full |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
title_fullStr |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
title_full_unstemmed |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
title_sort |
Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço |
author |
Pieper, Carmen Isabel |
author_facet |
Pieper, Carmen Isabel Ghiggi, Gomercindo Chaves, Priscila Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Ghiggi, Gomercindo Chaves, Priscila Monteiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieper, Carmen Isabel Ghiggi, Gomercindo Chaves, Priscila Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Conceito de espaço Ciência geográfica Atuação docente Espontaneísmo |
topic |
Educação Infantil Conceito de espaço Ciência geográfica Atuação docente Espontaneísmo |
description |
A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2018); 272-288 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624160313344 |