Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieper, Carmen Isabel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ghiggi, Gomercindo, Chaves, Priscila Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903
Resumo: A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.
id IFRN-3_3ca6a82364c1c43d42fdc55aef55be4d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6903
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaçoEducação InfantilConceito de espaçoCiência geográficaAtuação docenteEspontaneísmoA pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903HOLOS; v. 3 (2018); 272-2881807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPieper, Carmen IsabelGhiggi, GomercindoChaves, Priscila Monteiro2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6903Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
title Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
spellingShingle Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
Pieper, Carmen Isabel
Educação Infantil
Conceito de espaço
Ciência geográfica
Atuação docente
Espontaneísmo
title_short Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
title_full Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
title_fullStr Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
title_full_unstemmed Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
title_sort Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço
author Pieper, Carmen Isabel
author_facet Pieper, Carmen Isabel
Ghiggi, Gomercindo
Chaves, Priscila Monteiro
author_role author
author2 Ghiggi, Gomercindo
Chaves, Priscila Monteiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieper, Carmen Isabel
Ghiggi, Gomercindo
Chaves, Priscila Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Conceito de espaço
Ciência geográfica
Atuação docente
Espontaneísmo
topic Educação Infantil
Conceito de espaço
Ciência geográfica
Atuação docente
Espontaneísmo
description A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2018); 272-288
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624160313344