O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarotto, Veronica Jocasta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Krug, Hugo Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2468
Resumo: Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.
id IFRN-3_3d0ce26185fd9d716472ea96ecbcef63
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2468
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIALformação de professoreseducação físicaeducação especialsaberes docentesEsta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/246810.15628/holos.2016.2468HOLOS; v. 8 (2016); 366-3781807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2468/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasarotto, Veronica JocastaKrug, Hugo Norberto2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2468Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
title O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Casarotto, Veronica Jocasta
formação de professores
educação física
educação especial
saberes docentes
title_short O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
author Casarotto, Veronica Jocasta
author_facet Casarotto, Veronica Jocasta
Krug, Hugo Norberto
author_role author
author2 Krug, Hugo Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarotto, Veronica Jocasta
Krug, Hugo Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação física
educação especial
saberes docentes
topic formação de professores
educação física
educação especial
saberes docentes
description Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2468
10.15628/holos.2016.2468
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2468
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2468/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2016); 366-378
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620706304000