LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911 |
Resumo: | Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades. |
id |
IFRN-3_5fb61c29997048efe060581cfd5e6f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5911 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESEnsino de leituraAnos iniciaisConcepções de leitura.Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/591110.15628/holos.2017.5911HOLOS; v. 7 (2017); 299-3101807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Bruno GomesAlencar, Adonilda Nunes2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5911Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
spellingShingle |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Pereira, Bruno Gomes Ensino de leitura Anos iniciais Concepções de leitura. |
title_short |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_fullStr |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full_unstemmed |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_sort |
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
author |
Pereira, Bruno Gomes |
author_facet |
Pereira, Bruno Gomes Alencar, Adonilda Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Adonilda Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bruno Gomes Alencar, Adonilda Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leitura Anos iniciais Concepções de leitura. |
topic |
Ensino de leitura Anos iniciais Concepções de leitura. |
description |
Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911 10.15628/holos.2017.5911 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2017); 299-310 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623638122496 |