LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alencar, Adonilda Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911
Resumo: Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.
id IFRN-3_5fb61c29997048efe060581cfd5e6f39
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5911
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESEnsino de leituraAnos iniciaisConcepções de leitura.Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/591110.15628/holos.2017.5911HOLOS; v. 7 (2017); 299-3101807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Bruno GomesAlencar, Adonilda Nunes2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5911Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
spellingShingle LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Pereira, Bruno Gomes
Ensino de leitura
Anos iniciais
Concepções de leitura.
title_short LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_fullStr LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full_unstemmed LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_sort LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
author Pereira, Bruno Gomes
author_facet Pereira, Bruno Gomes
Alencar, Adonilda Nunes
author_role author
author2 Alencar, Adonilda Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno Gomes
Alencar, Adonilda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Anos iniciais
Concepções de leitura.
topic Ensino de leitura
Anos iniciais
Concepções de leitura.
description Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911
10.15628/holos.2017.5911
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5911/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2017); 299-310
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623638122496